Ilustração sobre a Localidade

Geografia

A FLORA 
As manchas florestais existentes na região são compostas principalmente por carvalhos, azinheiras, sobreiros e pinheiros. Existem inúmeras espécies de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais na região.

VESTÍGIOS PRÉ-HISTÓRICOS 
No amplo Vale do Poio Novo (na Redinha) foram encontrados vestígios pré-históricos que atestam a presença humana em tempos remotos e a importância do local. O Algar da Pena, local de grande dimensão e interesse, é outro local onde foram encontrados vestígios pré-históricos. No Bairro estão identificadas pegadas de Dinoussauro. O P.N.S.A.C. é importante no registo destes vestígios e estudos palentológicos.

PAISAGENS
Nas serras, e em especial em Cela - Alcobaça, os campos fascinam pelo rendilhado das propriedades, cujos muros de pedrão são uma verdadeira riqueza panorâmica.Devido à grande permeabilidade dos solos, a erosão da água criou algares e grutas profundas. A destacar pela sua beleza de recortes no calcário estão as grutas de Santo António, Mira de Aire, da Moeda e de Alvados. As estalagmites e estalagtites que aqui surgem revelam a antiguidade das grutas.
No litoral, o mar é o senhor das paisagens. O passeio à beira-mar é muito agradável, em especial, na praia do Osso da Baleia. É possível também partir à descoberta da Mata do Urso. Na Praia do Pedrógão o que mais desperta a atenção é a extensão das dunas. Uma visita às praias não deve deixar de incluir uma ida à Praia de Vieira de Leiria e ao Pinhal de Leiria, também conhecido como "Pinhal do Rei", o centenário pinhal de Leiria é um dos ex-libris da cidade. Foi mandado plantar pelo rei D. Afonso III, ainda no século XII, esta mata conheceu enorme expansão com o lavrador D. Dinis.

PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE E CANDEEIRO
No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros estão integradas partes dos concelhos de Alcobaça, Porto de Mós e Ourém e também uma área do concelho da Batalha. A paisagem é dominada pelo calcário, o que lhe imprime invulgar beleza.
Mas os muros de pedra que surgem em Chão de Pias, Vale de Andorinha ou Planalto de Santo António criam um rendilhado único. A pedra retirada da terra resultou nestes muros de divisão de propriedade. De referir também as formações espantosas de Telhados Grandes. O polje de Mira de Aire, as dolinas do Planalto de Fátima e as lagoas de Arrimal, constituem por si só pormenores da pureza natural desta região.

DESPORTOS NÁUTICOS
É possível a prática de desportos náuticos nas prais de São Pedro de Moel, Nazaré, ou na concha de S. Martinho do Porto. Na vastíssima Praia do Salgado, junto da Serra da Pescaria imperam a prática da asa Delta e do Parapente.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Um micro-aspirador que parece um jacto
Compacto e surpreendentemente potente, este micro-aspirador/soprador aposta num jacto de ar concentrado para limpezas de precisão em teclados, equipamentos electrónicos e zonas difíceis.

Cuba desaparece do mapa dos operadores e agências de viagens em Portugal
Crise em Cuba leva ao cancelamento das viagens turísticas a partir de Portugal. Os operadores e as agências propõem destinos alternativos ou o reembolso para quem já comprou os pacotes.

Frente à pressão dos EUA, Cuba está só e não pode contar com os seus aliados de sempre
Quando a Venezuela, o principal aliado de Havana, caiu a ilha ficou sozinha. Nenhum dos seus aliados históricos se apressou a ajudar nem conseguiu cativar os governos de esquerda de todo o mundo.

Como a junk science é usada para manipular a verdade no caso do glifosato
Para cada estudo que sugere risco aumentado deste herbicida, surge outro a refutar. A dúvida instala-se. E a dúvida na ciência, em matéria de perceção pública, é poder. Opinião de Ricardo Dinis-Oliveira

Brasileira Azul conclui saída do processo de recuperação judicial nos EUA
Companhia aérea brasileira fundada por David Neeleman, que chegou a juntar-se como accionista da TAP, concluiu a reestruturação em menos de nove meses.

José Fragoso defende financiamento regular no audiovisual e ambição internacional
A RTP realiza este sábado, na Culturgest, em Lisboa, a iniciativa “Séries em Série”, na qual antecipa alguma das produções de ficção que vão estrear-se este ano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade