Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sai mais uma patuscada
Já se sabe que tudo o que tem mais graça num dicionário é popular ou regional, porque só nas regiões é que o povo solta a língua. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

A gestão da saúde em Portugal – em espera
A falência do SNS é económica e financeira, não precisa de ser moral também. Opinião de Ricardo Arroja

Pluribus é uma das séries do ano e, de muitas, só uma é de Vince Gilligan
Já há dois episódios para ver na Apple TV e urge discuti-la, bebericá-la e deleitarmo-nos na glória do criador de Breaking Bad e da actriz Rhea Seehorn.

Uma COP30 à procura de identidade - e de financiamento
Portugal aposta na adaptação climática. A “COP da Amazónia”, como lhe chamam, arranca esta segunda-feira, em Belém do Pará.

O presidente mantém-se, a agonia também: Benfica empata com o Casa Pia
É o terceiro empate do Benfica sofrido com perda de vantagem após os 90’. O réu foi Richard Ríos, que “adormeceu” e ofereceu um lance de perigo ao Casa Pia - o médio saiu assobiado pela Luz.

Montenegro diz que greve geral apenas serve interesses políticos de PCP e PS
O primeiro-ministro considera a marcação da greve “extemporânea”, uma vez que ainda não há qualquer diploma do pacote laboral aprovado em Conselho de Ministros.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade