Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Conselho de Redacção diz que Lusa está sem director de informação em funções desde a meia-noite
Conselho de Redacção da Lusa diz estar sem director de informação, algo que acontece “pela primeira vez na sua história”. CR atribui responsabilidades à administração e à ausência de parecer da ERC.

Bowen foi traída pela IA
Os pais defendem em tribunal que o ChatGPT substituiu progressivamente a orientação médica e induziu a filha a suspender um tratamento indispensável. Opinião de Francisco Teixeira da Mota

Diário do colapso do sistema sérvio
Em nome da beleza do integral, espreitem o diário do colapso do sistema montado pelo antigo Presidente Aleksandar Vucic na Sérvia. Opinião de Bárbara Reis

A expansão é um diluente
As coisas querem-se pequenas. As coisas querem-se familiares. As coisas querem-se desconhecidas. É isso que mais convém a quem tem a sorte de as conhecer. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Os novos donos do Rossio
O problema de todas as almas com vocação revolucionária é que nunca sabem quando devem parar. Opinião de João Miguel Tavares

Prédio de quatro andares desaba em São Paulo. Não há vítimas mortais
As 35 pessoas que se encontravam dentro do edifício comercial saíram ou foram retiradas pelos bombeiros e todos os feridos estão estáveis.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade