Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Jaime Faria vence e segue para a segunda ronda do Open da Austrália
O tenista português consegue o mesmo feito daquele que alcançou o ano passado.

“Não são coincidências, é pão, pão, é queijo, queijo”: votar em Santarém, o lugar que acerta sempre no Presidente
Em todas as presidenciais, distrito votou naquele que viria a ser o ocupante do Palácio de Belém. “As pessoas aqui sabem fazer uma boa leitura do que se passa”, diz um eleitor em Cortiçóis, Almeirim.

Um mês após a morte de babá brasileira em Portugal, familiares criticam polícia
Viúvo da babá Lucinete Freitas, morta pela própria patroa, José Teodoro diz que perguntas sobre perícias, câmeras de vigilância e interrogatórios seguem sem respostas das autoridades portuguesas.

A Cidade do México é excesso
Sobre as pirâmides, os espanhóis ergueram igrejas e palácios; sobre o poder indígena estabeleceram o do colonizador - escreve a leitora Maria Goreti Catorze.

Na serra de Sintra, uma casa cor de rosa contrasta com o verde da paisagem

Entre regras rígidas de loteamento, diálogo intenso com os proprietários e uma aposta numa arquitectura introvertida, esta casa em Galamares procura privilegiar a serra de Sintra.

Castas antigas, garrafa leve e apicultores na vinha. A Sicília quer fazer vinhos cada vez mais sustentáveis
A ilha, a maior do Mediterrâneo, tem condições naturais para fazer bom vinho e de forma sustentável. Para lá da natureza, está a usar vidro reciclado numa garrafa leve “100% Sicília”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade