Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Governo britânico aprova nova embaixada da China em Londres apesar dos receios de segurança
Oito anos depois da compra do espaço, o Reino Unido aprovou finalmente a construção da nova embaixada chinesa em Londres, decisão contestada por alguns locais e líderes da oposição.

Teatro do Bairro Alto: resposta à deputada do Chega que exigiu uma “cultura de direita”
A enumeração em voz alta dos nomes das pessoas artistas incluídas em Janeiro pelo TBA fez-me lembrar o vídeo que circulou, no qual eram ditos nomes de crianças imigrantes na Assembleia da República. Crónica de Filipa da Rocha Nunes

Presos políticos na Venezuela: diligências deixaram embaixador em “risco de expulsão”, diz Rangel
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, acredita que retoma dos voos entre Portugal e Caracas está para breve. Quanto às tarifas de Trump, defende uma resposta europeia.

Forças sírias recapturam 81 combatentes do Daesh
Confrontos nas prisões do Nordeste sírio onde estão os prisioneiros do Daesh levam a trocas de acusação entre os militares curdos das SDF e o Exército sírio. Ainda há dezenas de jihadistas à solta.

Macron acusa Trump de querer “enfraquecer e subordinar” a Europa
Presidente francês não quer ceder à “lei do mais forte”, mas reconhece que se vive num “mundo sem lei onde o direito internacional é desprezado” e onde as “ambições imperialistas voltam à tona”.

AIMA dá alívio a imigrantes que estão à espera de residência e emite comprovante
Agência passa a emitir comprovantes para imigrantes que tiveram pedidos ou renovações de residência em Portugal aprovados. É uma forma de se protegerem, por exemplo, em caso de batidas policiais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade