Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Como se veste o imperador
Estamos todos atolados num subjectivismo virado para dentro, que protege o que pensamos da pior maneira: desinteressando-se pelo que pensam os outros. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Quatro notas sobre as presidenciais
Com exceção do líder do Chega, nenhum dos principais competidores tem sido capaz de fazer o pleno do seu próprio campo eleitoral. Opinião de Pedro Adão e Silva

Novos estudos mostram como pequenas mudanças no estilo de vida podem melhorar as taxas de mortalidade
A actividade física de intensidade moderada mostrou estar associada a uma redução de 10% em todas as mortes na maioria dos adultos.

EUA pedem saída imediata de cidadãos norte-americanos do Irão
EUA pedem a cidadãos norte-americanos para deixarem o Irão de imediato por terra através da Turquia ou Arménia. Aviso surge durante onda de protestos e já quando se contam milhares de mortes.

Os “inimigos figadais” apoiam Seguro
Entre os erros que Gouveia e Melo cometeu, um foi achar que, com a sua indefinição política, tornava-se automaticamente no “candidato do campo político do PS”, como disse no debate com Seguro. Crónica de Ana Sá Lopes

Sem procurar milagres, Mendes antagoniza Cotrim e aposta tudo nas últimas 72 horas
Deslize de Cotrim foi aproveitado por Mendes para dramatizar apelo ao voto útil. Sem procurar milagres, recebeu uma declaração pública de amor e ajuda no ataque às sondagens.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade