Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Governo muda fórmula do último apoio estatal de 343 milhões à TAP
Empresa vai reduzir o capital social em 666,4 milhões para limpar prejuízos e alterar a forma como o Estado aplica o último apoio, tendo em vista uma emissão de até 400 milhões em obrigações.

Grupo parlamentar do PS pede explicações ao ministro das Finanças sobre redução de serviços na Caixa
Em causa a redução do serviço de tesouraria em cerca de 40 agências, mas que poderão chegar a uma centena, onde o levantamento de dinheiro só pode ser feito com cartão bancário.

Xavier Barreto: é preciso “acrescentar recursos especializados” às linhas de saúde
Representante dos administradores hospitalares questiona que pediatras vão estar nos CAC pediátricos e recorda medidas do Plano de Emergência e Transformação na Saúde que ficaram de fora do plano.

Média de investimento em ciência na CPLP é inferior a 1% do PIB
Apenas Portugal e Brasil superam a média de investimento em ciência e tecnologia entre os países que pertencem a esta comunidade de países falantes de português.

Um documentário, um musical, uma exposição, um falso biopic: tudo pelos Pavement
O filme Pavements, esta semana no Doclisboa (e em Novembro no Porto/Post/Doc), é uma ambiciosa e criativa homenagem à “banda mais importante e influente do mundo”.

Incêndios: MAI remete reflexão para depois de relatório global da AGIF
Margarida Blasco já recebeu relatório sobre os incêndios que assolaram as regiões norte e centro do país na terceira semana de Setembro, mas remete decisões para mais tarde.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade