Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Não começaram bem as últimas travagens de Miguel Oliveira no Algarve
O português já sabe que não terá lugar em MotoGP em 2026 e optou por aceitar um lugar nas Superbikes. Até ver, a despedida do Algarve na categoria principal não está a correr bem.

Mulher morre atropelada pelo próprio carro numa rua em Lisboa
Não há suspeitas de crime. Fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP explica que o carro se terá destravado ou foi mal travado.

Europeus e latino-americanos enviam sinais contraditórios sobre o seu empenho na parceria
Os dois blocos mantiveram a cimeira UE-CELAC prometida há dois anos, quando relançaram as suas relações. Mas poucos líderes mostraram interesse em participar na reunião.

CGTP e UGT agendam greve geral para 11 de Dezembro
Centrais sindicais já chegaram a entendimento sobre realização de uma greve geral de protesto contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo. E têm data marcada.

Tornado causa destruição no sul do Brasil, 6 mortes registradas e centenas de feridos
Após devastar cidades do Paraná, tempestade se dirige para São Paulo. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade aos familiares das vítimas e governo vai reconhecer calamidade pública.

Benfica bate recorde do mundo de votantes em eleições
Anterior máximo estava na posse do Barcelona.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade