Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Pureza admite revés com saídas do BE mas prefere alianças a “morrer cheio de razão”
Líder do Bloco lamenta a desfiliação de 60 militantes críticos do rumo do partido. Pureza considera “fantasia” cedência à social-democracia e diz que saídas foram o “coroar do afastamento”.

xAI, de Elon Musk, acusa homem de criar imagens de abuso sexual de menores com o Grok
É um dos primeiros casos em que uma empresa de IA processa um dos seus utilizadores, acusando-o de recorrer a uma das suas ferramentas para gerar material explícito.

Consegue distinguir uma canção feita por IA de uma criada por humanos?

Brigas e tentativas de furar fila marcam passagem pelo aeroporto de Lisboa
Demora na imigração é causada por novo sistema de vistoria de passaportes, que tem sido duramente criticado. Passageiros têm de esperar em longas filas sem atualizações sobre o status dos seus voos.

IA, baratas e buracos de minhoca
Como será o mundo daqui a 50, 100, 200 anos? Apesar da eternidade do Eu, como a Borges, me parecer assustadora, não nego que gostaria de voltar para ver. Crónica de Ana Cristina Leonardo

Ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria investigado por ligações à Rússia
Primeiro-ministro revela investigação a Szijjártó, aliado de Orbán, um dia depois de este ter renunciado ao cargo de deputado para ir trabalhar para uma construtora chinesa de automóveis.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade