Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Capri regressa como SUV coupé e 100% eléctrico
O Ford Capri do século XXI é um SUV coupé, de cinco portas e cinco lugares, que se apresentará apenas com mecânica 100% eléctrica.

Estes óleos essenciais têm benefícios para a saúde comprovados pela ciência
A investigação descobriu que os óleos de hortelã-pimenta, alfazema e árvore do chá podem ajudar a tratar certas condições. As alegações por detrás de outros, como a citronela, carecem de provas. Opinião de Trisha Pasricha

Chefs on Fire volta a Aveiro com 12 cozinheiros em fogo lento
Em 2023 esgotou, este ano dobra a aposta e a ementa inclui mais chefs. Um festival de estrelas da cozinha no Parque Infante D. Pedro, com uma boa dose de música à mistura, de 19 a 21 de Julho.

Investimentos no gás fóssil põem em risco ambições e metas climáticas, diz Zero
Associação ambientalista Zero critica investimentos na expansão do abastecimento do gás fóssil, alertando que colocam em risco o cumprimento das metas climáticas com as quais Portugal se comprometeu.

Passaporte português passará a ser válido durante dez anos
Prazo curto e existência de contrafacções de “elevada qualidade” levaram Governo a duplicar o prazo de validade do passaporte a partir do primeiro trimestre de 2026.

Um vice-presidente com barba? J.D. Vance seria o primeiro desde 1933
Não é segredo para ninguém que Donald Trump tem aversão a pêlos faciais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade