Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Não queremos opiniões”: Rewilding exige “regras claras” para proteger o lobo
Organização acusa autoridades de travar a conservação do lobo em Portugal. “Parece que está toda a gente apenas à espera que corra bem, sem fazer nada”, afirma Pedro Prata.

O Renault Symbioz Esprit Alpine é ágil na cidade, mas apetece-lhe estrada
O Renault Symbioz posiciona-se entre o Captur e o Austral, mostrando solidez e conforto, quer em cidade, quer em viagens longas. É talvez um dos modelos mais equilibrados da marca francesa.

Microsoft abre as portas do Copilot ao modelo de inteligência artificial Grok, de Elon Musk
A entrada do Grok no Copilot acontece enquanto a xAI enfrenta um processo na Califórnia por alegadamente lucrar com funcionalidades de nudez digital não consentida, envolvendo mulheres e menores.

Protestos em memória das vítimas da ditadura no Chile acabam em 284 detenções
Pela primeira vez desde o regresso da democracia, em 1990, não houve comemorações oficiais. Protestos em memória das vítimas da ditadura resultaram em 198 “actos de violência”, segundo as autoridades.

Do pequeno gesto, nasce a banda desenhada de Sofia Neto
Com Da Noite Para o Dia, a sua segunda novela gráfica, Sofia Neto consolida um percurso admirável enquanto autora na banda desenhada. O Ípsilon conversou com a artista.

Naufrágio de ferry na Indonésia faz seis mortos e 130 pessoas desaparecidas
As autoridades da Indonésia perderam o contacto com a embarcação durante a madrugada de Domingo. O navio de passageiros transportava 243 pessoas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade