Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director
A ausência de Ronaldo no funeral de Diogo Jota e André Silva foi notada e mal compreendida pelos nossos leitores, como nos dá conta uma das cartas aqui reproduzidas.

A liberdade não se vende: porque me desfilio hoje do PSD
Saio do PSD porque recuso pactuar com quem normaliza xenofobia e homofobia. A liberdade e a dignidade humana não se trocam por votos. Nunca. Crónica de Inês Mota Batista

O ódio a Seguro entre a elite do PS é fascinante de se ver
A campanha presidencial está na rua e Carneiro vai ser o último a declarar o seu apoio ao seu antecessor. Ao adiar uma decisão para depois de 12 de Outubro, Carneiro não arrisca e pode ainda perder. Opinião de Ana Sá Lopes

PS e Livre apresentam coligação autárquica em Sintra contra “retrocessos”
Ana Mendes Godinho afirmou que a sua candidatura, apoiada pelo Livre, é “contra a política do medo, do ódio e da divisão”.

Mariana Leitão é candidata única a uma IL sem “medo de incomodar”
Mariana Leitão encabeça moção única à liderança da Iniciativa Liberal e quer que “partido não tenha medo de incomodar”. Mário Amorim Lopes e André Abrantes Amaral sobem a vice-presidentes.

A idade não trava Pavlyuchenkova e Siegemund em Wimbledon
As veteranas qualificaram-se para os quartos-de-final do torneio de ténis.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade