Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quem tem medo da cultura científica?
A tempestade perfeita da desinformação, a falta de debate com pensamento crítico e a literacia científica reduzida impede que os portugueses aproveitem a excelente opinião que têm acerca da ciência Opinião de Joana Wilton

“Esta farsa do 25 de Novembro é das coisas mais inacreditáveis da História de Portugal”
Duran Clemente revisita o 25 de Novembro, explica o seu papel no controlo da RTP, diz que a narrativa da revolta é uma farsa e afirma que foi a esquerda quem mais travou uma guerra civil.

Em cinco anos, ninhos de gaivota-de-audouin sobem para quase o triplo nas ilhas-barreira no Algarve
Balanço mostra que projecto Life Ilhas Barreira teve um contributo essencial para a recuperação das gaivotas-de-audouin no Algarve: se em 2019 se contaram 2500 ninhos, em 2024 foram mais de 7000.

Até os iranianos admiram Susana de Sousa Dias
Convidada de honra do Festival Internacional de Documentário de Amesterdão, que lhe dedicou uma retrospectiva integral, a realizadora surpreendeu-se com a adesão do público e o reconhecimento global.

Um pingo de Geórgia no Porto e outros deslocamentos

Um microfone desligado pode começar a salvar a democracia nos debates televisivos

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade