Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Palcos da semana: Vhils, emergentes, curtas e novo circo
Prendas para os próximos dias: uma exposição no Mude - Museu do Design, o Cirque du Soleil, duas trupes francesas, um festival de música nova e outro para aproveitar O Dia Mais Curto.

Seis histórias para acompanhar no arranque da Taça das Nações Africanas
Começa, neste domingo, em Marrocos, a Taça das Nações Africanas (CAN). Aqui ficam algumas pistas sobre os favoritos, ou o o que podem fazer os representantes da África lusófona.

A Palestina e o paradoxo da ajuda internacional
Desde os Acordos de Oslo, mais de 50 mil milhões de dólares em ajuda internacional foram dirigidos para a Palestina. Três décadas depois, impõe-se a pergunta: o que é que esse investimento conseguiu?

Do fogo, veio um ar que matava
Murderland, de Caroline Fraser, é um livro que problematiza a epidemia de crimes que varreu o Noroeste dos EUA nos anos 70 à luz de uma hipótese: o envenenamento do corpo e da mente por metais pesados

Jornalismo é um pilar democrático, não é de papel
A ideia de que há uma vasta população idosa no interior sentada em bancos de jardim agarrada aos jornais é errada (se fosse verdadeira, as vendas eram outras). Crónica de João Pedro Pereira

Administração “Não Convencional” de Saúde
O erário público, os impostos que sustentam o Estado, não podem ser gastos a pagar a grupos de trabalho contrários à exigência, ética e rigor científicos. Opinião de César Portela

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade