Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sporting está preparado para as consequências de bater o Club Brugge
Triunfo sobre os belgas, a anteceder a viagem a Munique, pode garantir uma vaga na fase a eliminar da Liga dos Campeões.

Lições da “geringonça”: Pedro Nuno faz mea culpa na imigração e habitação
Ex-líder do PS e ministro nos governos da “geringonça” fala de uma “experiência extraordinária” de governação, apesar de “erros” e “insuficiências” que “devem servir de reflexão para toda a esquerda”.

Cabeleireiro Celso Kamura expande marca de beleza e inaugura salão em Lisboa
Parceria entre Kamura e o empresário e cabeleireiro Otávio Lameiro impulsiona chegada de empreendimento brasileiro à Europa. Eles acreditam que há uma lacuna nesse mercado em Portugal.

Presidente chinês defende que Faixa de Gaza fique sob controlo palestiniano
Xi Jinping afirmou que questão palestiniana “afecta a justiça internacional” e defendeu que a comunidade internacional deve “corrigir injustiças históricas e defender a justiça”.

O país que não gosta de reformas
Os governos de Costa pouco mudaram a legislação laboral que era, diziam anos antes, tão gravosa. Com a presente reforma, será igual. Agora, gritaria. No futuro, aceita-se que correu bem. Opinião de Maria João Marques

Despertador: Governo trava no recrutamento de profissionais para o SNS

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade