Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Então, precipitemo-nos
As palavras são meios de transporte. São camiões. Nunca sabemos o que vão levar. Penso nos sentidos de cada palavra como se fossem a carga de um camião. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Para estes professores deslocados, viver numa residência foi uma necessidade. Mas sabe “quase a casa”
Face aos elevados preços da habitação, estes professores recorreram ao programa de alojamento da Câmara de Oeiras, que, desde 2019, já apoiou 78 docentes. E contam como é viver numa residência.

Trump nomeia Tony Blair e Marco Rubio para o Conselho de Paz em Gaza
O enviado especial norte-americano Steve Witkoff também fará parte do órgão, assim como o genro do Presidente, Jared Kushner, e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.

A direita tornou-se rija e a esquerda tornou-se mole
Estando isto como está, pergunto ao meu recolhido passarinho que acha que isto é muito pessimista, como é que a eleição de que não se pode falar podia ser diferente? Opinião de José Pacheco Pereira

Sporting regressa às vitórias com a energia dos regressados
Geny Catamo, no pós-CAN, e Daniel Bragança, após longa paragem por lesão, deixaram marca no triunfo do campeão sobre um Casa Pia em renovação.

Clubes da I Liga chumbam modelo de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA
Para que a revalidação do modelo fosse viabilizada, era necessário reunir a aprovação de 75% das sociedades desportivas. Presidente do Estrela fala num “dia negro”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade