Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Israel mata “número dois” da ala militar do Hamas em ataque na Faixa de Gaza
Violação do acordo de cessar-fogo não terá sido comunicada aos Estados Unidos; Israel diz que foi resposta a um ataque contra soldados no Sul.

CCDR vão a votos a 12 de Janeiro num mapa negociado entre PSD e PS
Até agora, as CCDR tinham um presidente eleito pelos autarcas e até quatro vice-presidentes. Com a reforma, passam a sete membros: um presidente eleito, um vice eleito pelas câmaras e cinco nomeados.

Greve geral levou ao cancelamento de 60% dos voos
Estavam previstos 1121 voos para 11 de Dezembro, mas realizaram-se só 440, incluindo alguns não previstos, como voos de emergência. Mais de 20 companhias aéreas estrangeiras com operação alterada.

“Justiça não pode ser refém de agendas políticas”, diz presidente do Supremo Tribunal
“Cinco décadas depois, continuamos a afirmar que a independência dos tribunais é o alicerce de qualquer democracia”, diz Cura Mariano.

Associação de juízes exige investimento e “vontade política” para reformar a Justiça
Associação, que representa actualmente mais de 95% de magistrados judiciais, alertou para a existência de “juízes desmotivados e com problemas de saúde”, consequência da “carga de trabalho excessiva”.

Tribunal Constitucional angolano declara inconstitucionais várias normas da lei anti-vandalismo
Esta lei, aprovada com abstenção do grupo parlamentar da UNITA, por considerar haver intenções ocultas de perseguir as organizações políticas, fixa penas entre três e 25 anos de prisão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade