Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Amigo não empata amigo
A amizade é a coisa mais bonita que temos: é a versão segura do amor. É a versão estável. É a versão eterna. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

A obsessão de Jack White e a efervescência coletiva
Precisamos de criadores obcecados. É deles que podemos esperar essa experiência misteriosa que é a comoção com a criação e a graça da partilha. Opinião de Pedro Adão e Silva

Troca de tiros no Fogueteiro sem vítimas ou suspeitos identificados
A polícia teve conhecimento de uma situação de desordem na estação ferroviária do Fogueteiro, no distrito de Setúbal, envolvendo “armas de fogo”, que terá ocorrido “possivelmente entre jovens”.

Operação Influencer: Ferro critica poder judicial transformado em “instrumento kafkiano”
Ferro Rodrigues considera inaceitável que António Costa não possa consultar o processo em que está a ser investigado.

Neste hospital, os animais visitam os donos internados: “Eles também são família”
A cadela Violeta e o gato Miniel agora podem visitar as donas internadas no hospital Egas Moniz, em Lisboa. As visitas têm “resultados excelentes” e a ideia é permiti-las em mais hospitais.

Do privilégio ao ostracismo: André, o ex-príncipe que perdeu tudo
De herói das Malvinas a exilado real, André Mountbatten-Windsor perdeu títulos, honras e casa por ordem do rei Carlos III, após anos de escândalos que também mancharam a monarquia britânica.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade