Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Comissão Europeia propõe mais licenças de carbono gratuitas para a indústria europeia
A Comissão Europeia quer alterar a forma como as licenças gratuitas de carbono são calculadas, de forma a aliviar os custos para a indústria.

Sad+Saúde: projecto-piloto de apoio domiciliário para pessoas em situação de dependência vai avançar
A Associação de Solidariedade de S. Pedro, a Misericórdia de Arganil, a Fundação AFID Diferenças e as Misericórdias de Mora e de Portimão são as cinco IPSS que integram este projecto.

Hegseth reforça controlo do Pentágono, Vance reforça controlo de Hegseth
Purgas na Defesa consolidam poder do secretário “da Guerra”, cujo discurso triunfalista sobre o Irão é questionado pelo vice-presidente norte-americano.

Os deputados gozam de imunidade para fazer bullying a quem lhes paga?
O deputado do Chega Rui Cardoso adejtivou o influenciador Kiko Is Hot de “ave rara” em plena atividade parlamentar, ignorando o papel cívico deste no combate ao discurso de ódio. Crónica de André Filipe Oliveira

Antigo chefe de gabinete de Zelensky acusado de crimes de corrupção
Andrii Yermak era uma figura poderosa no aparelho estatal ucraniano até ter sido alvo de buscas no ano passado.

A morte da Meta é exagerada. Mas há algo podre no reino de Zuckerberg

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade