Ilustração sobre a Localidade

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

Durante a crise de 1383/85, Penela participou na defesa do Mestre de Avis. Nessa altura era D. João Afonso Telo, primo de Leonor Teles e Conde do Alentejo, o senhor de Penela. Como ele tomou o partido de Castela, os populares se revoltaram e fizeram-lhe uma emboscada à saída do castelo. Caspirro, um homem do povo, foi aquele que lhe cortou a cabeça.

A partir desta altura, Penela passou a integrar as hostes do mestre. Os seus procuradores estiveram presentes nas cortes de Coimbra, na altura em que o Mestre de Avis foi coroado Rei de Portugal.

1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro. Esta feira é um evento conhecido no país inteiro e que recebe todos os anos, milhares de pessoas a 29 de Setembro, altura da sua realização.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Relatório conclui que o mundo está menos “livre”, uma tendência que dura há 20 anos
Os Estados Unidos estão entre os 54 países que regrediram ao nível das liberdades e direitos em 2025 segundo o relatório anual da Freedom House. Portugal mantém-se estável.

Francisco César: “Quem tem de dar explicações sobre o uso das Lajes é o Governo português”

Dirigente socialista critica a falta de explicações do Governo sobre o uso da Base das Lajes pelos EUA.

TC abre guerra entre partidos e as medidas para responder à outra guerra
Um episódio moderado por Sónia Sapage com São José Almeida, Susete Francisco, David Santiago.

Autarca de Baião diz que Marão talvez não seja local ideal para central fotovoltaica
Petição pública pede suspensão do licenciamento da central fotovoltaica proposta para o Parque Eólico Penedo Ruivo, até ser haver uma avaliação ambiental “mais aprofundada e independente”.

Alijó inaugura passadiços durante festival de caminhadas do Tua
Os novos Passadiços da Ribeira de São Mamede de Ribatua abrem oficialmente a 29 de Março. A inauguração coincide com os primeiros passos do Tua Festival de Percursos Pedestres no parque natural.

Um ano depois da morte, Val Kilmer vive
A personagem de um padre católico, em As Deep as the Grave, foi criada por inteligência artificial. Na altura da rodagem, o actor já não reunia condições de saúde e viria a morrer em 2025.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade