Ilustração sobre a Localidade

A diferença entre "tu" e "você"

A seguir, um pequeno exemplo que ilustra muito bem essa diferença. 

O Diretor Geral de um banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia. 

Então, o Diretor Geral do banco chamou um detetive e disse:

- Siga o diretor Lopes durante uma semana, no horário de almoço.
O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou: 
- O diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai à sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho. 

Responde o Diretor Geral:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso. 

Logo em seguida o detetive pergunta:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?
- Sim, claro - respondeu o Diretor surpreendido! 
- Bom, então vou repetir: o diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai à tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

A língua portuguesa é mesmo fascinante!

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Governo búlgaro demite-se após vaga de protestos anticorrupção
Primeiro-ministro Rosen Zhelyazkov renunciou após semanas de protestos no país mais pobre da UE e horas antes de enfrentar uma moção de censura no Parlamento.

Mark Rutte: “Somos o próximo alvo da Rússia e já estamos em perigo. Putin é um ditador disposto a sacrificar os seus cidadãos”
Num discurso raro pela dureza, Mark Rutte lançou um alerta contundente na abertura do seu discurso. Alemanha e Nato apelam à urgência de reforçar a defesa e manter a unidade transatlântica.

Cientistas alertam: os conselhos médicos dos influenciadores são perigosos
Num artigo publicado no British Medical Journal, investigadores manifestam a sua preocupação com o aconselhamento médico feito por influenciadores e exigem uma acção dos governos e das plataformas.

A escritora Lídia Jorge é o prémio Pessoa 2025
É licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, romancista, poetisa, contista e cronista. A sua obra está traduzia em mais de 20 línguas.

“Quando há marcações, há marcações.” Quem tinha mesmo de ir ao Porto, foi. Apesar da greve
Quem tinha “primeiras consultas”, testes na escola ou outro tipo de compromisso — e, claro, quem tinha mesmo de ir trabalhar —, foi. Apesar dos constrangimentos nos transportes. Comércio de rua abriu.

Papa nomeia novo núncio apostólico para Portugal: tem 69 anos e vem do Equador
Em carta dirigida à Igreja portuguesa, D. Andrés Carrascosa Coso diz que quer visitar todas as dioceses, institutos religiosos, paróquias e seminários para “ouvir e trabalhar em conjunto”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade