A diferença entre "tu" e "você"
|
A seguir, um pequeno exemplo que ilustra muito bem essa diferença.
O Diretor Geral de um banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia.
Então, o Diretor Geral do banco chamou um detetive e disse:
- Siga o diretor Lopes durante uma semana, no horário de almoço.
O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
- O diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai à sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
Responde o Diretor Geral:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
Logo em seguida o detetive pergunta:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?
- Sim, claro - respondeu o Diretor surpreendido!
- Bom, então vou repetir: o diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai à tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
A língua portuguesa é mesmo fascinante!
|
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Obama em Lisboa pede líderes que “compreendam valor da igualdade” Numa intervenção perante mais de 10 mil pessoas no Meo Arena, Obama defendeu a necessidade de líderes políticos que reconheçam uma “humanidade comum” e que “compreendam valores da democracia”. Junior Messias e os golos depois dos frigoríficos A história de um jogador que só chegou aos campeonatos profissionais aos 30 anos, depois de muito tempo a carregar frigoríficos de 150 quilos. Agora, marca golos na Liga italiana. Sindicato dos chefes da PSP alerta para desmotivação se exigências não forem correspondidas O caderno reivindicativo passa pela revisão das tabelas salariais, pela reformulação dos conteúdos funcionais e pela actualização das tabelas remuneratórias e dos respectivos suplementos. Christa Pike regressa à prisão após sobreviver a tentativa de execução falhada Os advogados da reclusa dizem que, embora ainda se encontre “algo confusa”, já está “de pé e a caminhar”. Pike, condenada por matar uma colega há três décadas, sobreviveu a duas injecções letais. Tanta pressa não leva a lado nenhum Compra mais, dorme menos, trabalha mais, recebe menos, estuda mais, não sabes nada, arranja mais parceiros amorosos, não gostes de nenhum, tem amigos, come menos, engorda mais, não tenhas filhos. Crónica de Cláudia Lucas Chéu A estrela do futebol Cristiano Ronaldo como símbolo da nação é uma jogada política arriscada? Na mensagem ao país do último Natal, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, pediu “mentalidade Cristiano Ronaldo” aos portugueses. Não foi o primeiro político a apontar CR7 como símbolo. Nem o último.
|