A diferença entre "tu" e "você"
|
A seguir, um pequeno exemplo que ilustra muito bem essa diferença.
O Diretor Geral de um banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia.
Então, o Diretor Geral do banco chamou um detetive e disse:
- Siga o diretor Lopes durante uma semana, no horário de almoço.
O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
- O diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai à sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
Responde o Diretor Geral:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
Logo em seguida o detetive pergunta:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?
- Sim, claro - respondeu o Diretor surpreendido!
- Bom, então vou repetir: o diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai à tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
A língua portuguesa é mesmo fascinante!
|
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
A ‘América’ e o supremacismo corporativo, moral e geopolítico de Donald Trump Ao contrário do que vem sendo apregoado, em pânico, pelas elites liberais europeias, não foi Trump quem enterrou a ordem internacional assente em regras. Opinião de Marcos Farias Ferreira A bolha da IA vai rebentar em 2026? A história económica ensina que quando grandes promessas tecnológicas se combinam com euforia financeira, a probabilidade de crises aumenta. Opinião de Ricardo Paes Mamede O cancelamento como aniquilação do pensamento crítico e progressista Quase três anos depois, Boaventura de Sousa Santos continua publicamente cancelado no meio académico e social, sofrendo danos irreparáveis na sua vida profissional e pessoal. Opinião de Baltasar Garzón A caminho do Mindanau Não sei qual será o dia mais frio e mais escuro deste Inverno, mas há uma esperança, por muito louca que seja, que já tenha passado. Crónica de Miguel Esteves Cardoso Se está deslumbrado (ou triste) com a “tracking poll”, não esteja Nas vésperas das eleições que deram maioria absoluta a António Costa, a “tracking poll” dava PS e PSD em empate técnico, com o PSD a ter “muito maior desempenho positivo” que o PS. Opinião de Ana Sá Lopes Seguro à caça do eleitorado do centro-direita sem “discutir na lama” Candidato apoiado pelo PS resiste a responder às provocações dos adversários e aposta na imagem de agregador de apoios desde a esquerda até à direita. E há um cheirinho a Soares de 1986 a animá-lo.
|