A diferença entre "tu" e "você"
|
A seguir, um pequeno exemplo que ilustra muito bem essa diferença.
O Diretor Geral de um banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia.
Então, o Diretor Geral do banco chamou um detetive e disse:
- Siga o diretor Lopes durante uma semana, no horário de almoço.
O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
- O diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai à sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
Responde o Diretor Geral:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
Logo em seguida o detetive pergunta:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?
- Sim, claro - respondeu o Diretor surpreendido!
- Bom, então vou repetir: o diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai à tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
A língua portuguesa é mesmo fascinante!
|
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Cartas ao director
Homem morre em acidente com viatura dos bombeiros em Amarante Ministro da Administração Interna apresentou condolências à família e amigos da vítima. Três bombeiros ficaram feridos no acidente. FC Porto chutou para canto um problema chamado Rio Ave “Dragões” marcaram cedo, de bola parada, e mostraram-se sempre confortáveis mesmo sem bola, resolvendo definitivamente a questão a partir do banco. Pichardo volta a ficar com a prata nos Europeus Saltador português foi segundo na final do triplo em Birmingham, atrás de Andy Díaz, que arrancou um dos melhores saltos de sempre. Trinta centímetros de fé Foi então que o vi, em cima do banco corrido das orações, mesmo à entrada da igreja, o gatito preto, sentado, imóvel, com os olhos postos na cruz do altar. Crónica de Cláudia Lucas Chéu O auto-proclamado “dono de Ormuz” Ao ameaçar que os Estados Unidos poderiam decretar “muito em breve” que o estreito de Ormuz passaria a ser “território” americano, Donald Trump recuou centenas de anos na história da humanidade. Editorial deSónia Sapage
|