A diferença entre "tu" e "você"
|
A seguir, um pequeno exemplo que ilustra muito bem essa diferença.
O Diretor Geral de um banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia.
Então, o Diretor Geral do banco chamou um detetive e disse:
- Siga o diretor Lopes durante uma semana, no horário de almoço.
O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
- O diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai à sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
Responde o Diretor Geral:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
Logo em seguida o detetive pergunta:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?
- Sim, claro - respondeu o Diretor surpreendido!
- Bom, então vou repetir: o diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai à tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
A língua portuguesa é mesmo fascinante!
|
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Entre a NATO e a Rússia, a Turquia procura um lugar na nova geopolítica mundial Perante um mundo em mudança, o país de Erdogan tenta aumentar influência como potência regional. E, dizem especialistas, a Europa poderá ter muito a ganhar com o seu vizinho. Estas galinhas participam em aulas de ioga — e até se vestem a preceito: com fralda Resgatadas, as galinhas passam a maior parte do tempo a cirandar pela sala, a cacarejar umas para as outras e a ocupar espaço nos tapetes de ioga. Às vezes, deitam-se nas barrigas das pessoas. Um açor, ginetas e orquídeas preciosas. Um documentário para mostrar a biodiversidade à porta de casa Marouços, o último refúgio tem estreia marcada para 30 de Novembro, no Auditório Municipal de Esposende. Carlos Rio, o autor, quis “dar a conhecer para proteger” uma pequena área entre Fão e a Apúlia. Netanyahu repete oposição a Estado palestiniano EUA pressionam para aprovação de resolução no Conselho de Segurança, Israel tenta mudar parte relativa à autodeterminação palestiniana. Em Alcântara, filmes das mulheres que ajudaram a inventar o cinema Esta terça-feira, 18/11, há uma oportunidade de ver filmes de mulheres que inovaram no cinema. A primeira obra de ficção e a estreia de Carlitos na telona, tudo dirigido por mulheres. Menezes desafia ministra da Saúde a esclarecer o que pretende fazer à ULS Gaia/Espinho A eventual desvalorização da ULS Gaia/Espinho já foi alvo de críticas por parte do PS-Gaia, que agora é oposição na autarquia.
|