A diferença entre "tu" e "você"
|
A seguir, um pequeno exemplo que ilustra muito bem essa diferença.
O Diretor Geral de um banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia.
Então, o Diretor Geral do banco chamou um detetive e disse:
- Siga o diretor Lopes durante uma semana, no horário de almoço.
O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
- O diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai à sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
Responde o Diretor Geral:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
Logo em seguida o detetive pergunta:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?
- Sim, claro - respondeu o Diretor surpreendido!
- Bom, então vou repetir: o diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai à tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
A língua portuguesa é mesmo fascinante!
|
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
O fim da carreira de professor universitário Em Portugal discute-se exaustivamente o ensino superior, os indicadores, os relatórios, os rankings e o financiamento. Discute-se tudo, excepto o essencial: o que deve ser um professor universitário. Crónica de Sandra Morais Cardoso Rússia rescinde acordos militares com Portugal, Canadá e França Governo russo refere que os tratados de cooperação militar, incluindo um assinado com Portugal a 4 de Agosto de 2000, carecem de relevância estratégica no contexto actual. Quando as promessas climáticas deixam a Amazónia para trás: o que a COP30 revela sobre a filantropia climática Se todas as instituições são afetadas pela crise climática, todas têm responsabilidades para com ela, independentemente de o seu foco ser social, cultural, educativo ou ambiental. A mostarda é a versão chique e intelectual do ketchup Se pensarmos na maionese como o azeite sólido dos países sem oliveiras, e na mostarda como o vinagre sólido dos países sem vinha, somos levados a ficar fascinados com o caso de França. Crónica de Miguel Esteves Cardoso A saúde do Presidente e a histeria populista de jornalistas e comentadores Os jornalistas e os comentadores não são nem polícias de costumes, nem autoridades que ditam as atitudes, os comportamentos e as decisões dos políticos e dos ocupantes de cargos de Estado. Opinião de São José Almeida Jorge Paiva: “A flor que Camões mais cita são as rosas. Não é a que ele mais gosta” Botânico, professor, divulgador de ciência, defensor do ambiente, Jorge Paiva anda semanalmente entre a sua casa em Almada e o gabinete na Universidade de Coimbra, de onde está aposentado desde 1997.
|