REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Pó d'Enguias

O grupo que anda a agitar Aveiro

Uns vieram para estudar, outros para viver. À primeira vista, parece o grupo dos outsiders. Mas não é. Nele também há quem sempre tenha tido Aveiro por morada. Eles são o Pó d'Enguias , tempero usado na caldeirada à moda da cidade que, agora, dá nome a uma associação informal de comerciantes. Foi, aliás, a partir desse "nada" que "mal se nota" mas "faz toda a diferença" que surgiu este movimento de comércio tradicional, "fora do circuito". Para dar "um outro sabor" à cidade, nota-se.
 
Uma reunião de espaços novos e alternativos com um objetivo comum: "mexer com Aveiro". Do grupo fazem parte 13 projetos, entre lojas, associações, cafés, um bar e uma livraria. Abriram as portas nos últimos dois anos e pouca distância os separa, pelo que se aconselha reservar um par de horas para a visita. Já lá vamos. A ideia de criar um circuito surgiu numa conversa, à mesa do Biscoito , que é café, mas também ateliê e galeria. À noite, encontram-se aqui muitos dos novos protagonistas do comércio da cidade. Todos sentiam falta de alguma agitação. E, de "uma certa afinidade" entre eles surgiu "a vontade de fazer mais".
 
Começaram por "questionar a intervenção" e o "meio de dinamizar culturalmente a cidade", conta Telma Feio, do Biscoito. Daí a reunir todos debaixo de um mesmo nome foi um "piscar de olhos". Cada um deu o seu contributo e "as ideias foram aparecendo".
Para se darem a conhecer a turistas e a quem vive em Aveiro, optaram por publicar um jornal, bilingue, com apenas quatro páginas. Nele, incluíram onze projetos, aos quais se juntaram, recentemente, mais dois, a Vélogic e a Casa da Ria . "Os turistas circulam por esta zona, mas sentem-se um pouco perdidos ", explica Margarida Torres, uma das sócias de A Porta Verde, loja de artigos vintage. Agora, terão por onde se orientar.
 
 
Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-grupo-que-anda-a-agitar-aveiro=f762212#ixzz2o9fDWq4u
 
Facebook: https://www.facebook.com/Podenguias

COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Investidores não querem financiar projectos que preferem remover carbono a reduzir as emissões
Net Zero Asset Owner Alliance quer que os seus membros dêem prioridade a reduzir as emissões a montante, não a investir em soluções para capturar carbono já libertado para a atmosfera.

A revolução à mesa serve-se com produtos populares, respeito à tradição e união
Ao chegar à maioridade, o congresso italiano Identità Milano discute o futuro da gastronomia com perspectivas de chefs de distintos países e uma visão positiva sobre o futuro.

Por um valor recorde, Sporting de Braga transfere Vitinha para o Marselha
Vitinha vai ser a mais cara transferência do Sporting de Braga.

Maternidade do hospital de Portimão vai fechar de 15 em 15 dias até ao final de Março
Vários serviços de urgência e ginecologia da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a encerrar alternadamente no primeiro trimestre deste ano.

Rui Rangel: “Devia ir-se ao início da linha para saber quem viola o segredo de Justiça”
Ex-juízes testemunharam no processo em que os jornalistas Carlos Rodrigues Lima e Henrique Machado respondem por violação de segredo de Justiça.

Procura mundial de ouro atinge em 2022 nível mais elevado da década
Procura do metal precioso por parte dos bancos centrais foi um dos factores que impulsionaram evolução no ano passado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade