Ilustração sobre a Localidade

Mata Nacional do Vale de Canas

Coimbra Verde

INTRODUÇÃO

A Mata Nacional do Vale de Canas é um dos cartões postais de Coimbra. Infelizmente, um terrível incendio que deflagou em Agosto de 2005 queimou uma enorme parte (80%) da Mata Nacional do Vale de Canas e ameaçou diversas casas situadas nas redondezas.

Hoje, quase 10 anos depois, a Mata Nacional do Vale de Canas começa a dar sinais de recuperação. As autoridades levaram muito tempo até começarem o reflorestamento, mas finalmente começa a dar frutos. Ainda teremos de esperar décadas para termos árvores de grande porte como antigamente, mas pelo menos o primeiro passo já foi dado.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A MATA NACIONAL DO VALE DE CANAS

A Mata Nacional de Vale de Canas localiza-se junto da povoação com o mesmo nome, na cidade de Coimbra em Portugal. Conhecida por ter o eucalipto (Eucalyptus diversicolor Müller) mais alto da Europa, a mata ocupa uma área de 16 hectares.

No século XVI já havia referências a esta mata que era nessa altura designada por Mata do Rei e constituída por vegetação espontânea.

Em 1867 foi adquirida pelo Estado Português, para retirar a madeira do pinheiro necessário às obras hidráulicas da Mata Nacional do Choupal contra as cheias.

Em 1866-1870 sofreu um repovoamento com plantas autóctones e exóticas, algumas vindas de França e da Alemanha, sob a orientação de Manoel Afonso D'Esgueira e com a colaboração do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Da Austrália vieram os eucaliptos distribuídos por 32 espécies da família Myrtaceae.

Em 1936 sofreu obras de melhoramento orientadas pelo Dr. Manuel Braga.

A Mata Nacional de Vale de Canas foi afectada por um violento incêndio no Verão de 2005, encontrando-se actualmente em fase de reflorestação, que tem privilegiado as espécies autóctones como o castanheiro.

A Mata Nacional de Vale de Canas possui um belo jardim, sendo frequentemente visitada por grupos de alunos que ali assistem a interessantes sessões de educação ambiental.

Para além disso, a Mata possui o maior eucalipto de Portugal, com 70m de altura.

Source: Wikipedia.

 

FOTOGRAFIAS:


CENTRO DE INFORMAÇÕES (2014-08-02 Autor: Leandro Mello)

Outrora, antes do incêndio de 2005, aqui também funcionava um bar/café que era muito utilizado pelos visitantes após um passeio para se refrescarem com uma bebida gelada ou um café no inverno.

 

PAINÉIS INFORMATIVOS (2014-08 Fotografia: Leandro Mello)

Espalhados pela Mata Nacional do Vale de Canas encontrará painéis informativos com indicações diversas. O painel ilustrado acima mostra algumas das muitas espécies de insectos existentes no parque.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Medicina: desconfiança que mata
Estamos a viver um período em que se respira um clima de conflitualidade que se globaliza apocalipticamente. Este ambiente está também a inquinar a medicina, com prejuízos dramáticos para o doente. Opinião de António Sarmento

A justiça na revolução
O caso José Diogo foi, durante o período revolucionário, o mais evidente embate judicial entre a legalidade instituída e uma nascente (?) legalidade revolucionária. Opinião de Francisco Teixeira da Mota

A lição do Parque Eduardo VII
Felizmente, o mercado do livro português continua vivo. Não confortável, não imune aos desafios do presente, mas vivo: e isso, no contexto atual, é já uma afirmação extraordinária. Opinião de Vasco Teixeira

A corrupção que é estrutural
Esta é uma das grandes fragilidades da democracia portuguesa e o alimento gourmet do populismo. Por isso, tudo o que contribuir para travar estes procedimentos é de louvar. Opinião de José Pacheco Pereira

Igualdade remuneratória e transposição da diretiva europeia — do avanço ao atraso
Este Governo não tem estado muito preocupado com as questões de igualdade, já percebemos isso, pelo que alguém tem de continuar a fazer esse trabalho. Continuaremos. Opinião de Carla Eliana Tavares

O hábito da maravilha
Como é que nos conseguimos esquecer de passear pela nossa freguesia? Que foi feito do nosso entusiasmo e da nossa curiosidade? Crónica de Miguel Esteves Cardoso

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade