Ilustração sobre a Localidade

Estarreja

Formalmente conhecida como Beduído

Estarreja (formalmente conhecida como Beduído) é uma cidade portuguesa, localizada no Distrito de Aveiro, na Região Centro e sub-região do Baixo Vouga, com cerca de 7 500 habitantes.

É sede de um município com 108,17 km² de área,1 26 997 habitantes (2011)2 3 e densidade populacional de 249,58 habitantes/km², estando subdividido em 5 freguesias.4 É limitado a norte pelo município de Ovar, a nordeste por Oliveira de Azeméis, a sudeste por Albergaria-a-Velha e a oeste pela Murtosa.

Estarreja situa-se na freguesia de Beduído, na margem direita do Rio Antuã, próximo da Ria de Aveiro. Foi elevada a cidade em 9 de dezembro de 2004, devido maioritariamente aos recursos e história das freguesias vizinhas (Hospital Visconde de Salreu, Casa Museu Egas Moniz em Avanca, Hotel em Beduído, Fauna e Flora em Canelas e Salreu), sendo a única localidade do município com essa categoria.

O Foral do Antuã (antigo nome de Estarreja) foi atribuído por D. Manuel I, em Évora, a 15 de novembro de 1519.

(*) Source: WIKIPEDIA

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Um vírus pouco mediático
O surto descontrolado de vírus do ébola não deu lugar a relatórios diários sobre a situação epidemiológica, diretos televisivos ou cientistas e médicos a falar sobre esta questão nas televisões. Opinião de Miguel Prudêncio

Cristiana Brandolini d’Adda (1927-2026), uma vida em sociedade
Num país obcecado pelas aparências como a Itália, com séculos de culto da sprezzatura, Cristiana destacava-se, dizem os entendidos, por uma combinação perfeita entre arrojo e formalismo. Crónica de António Araújo

ICE à europeia
“Agora que estás no país da tua família, irás experimentar coisas novas e diferentes. (…) O novo é sempre entusiasmante, por isso não tenhas medo de descobrir coisas novas.” Opinião de Rita Dantas

Estes grupos de vizinhos estão a unir-se para travar o regresso do fogo
Depois de os fogos lhes terem batido à porta, há vizinhos a unirem-se para pôr as mãos na terra. Contra a inércia, querem plantar floresta, fomentar resiliência e, sobretudo, devolver esperança.

Ferrovia e estradas penalizaram contas das PPP em 2025
Os encargos líquidos com as parcerias público-privadas subiram 36 milhões de euros face ao valor que estava previsto para 2025. Ao todo, a factura do Estado chegou aos 1124,2 milhões de euros.

Onda de calor: comboios foram suprimidos por falta de manutenção do ar condicionado
Perante recursos escassos, a CP tem vindo a garantir a todo o custo que mais carruagens não fiquem paradas, colocando o foco na reparação de avarias mais do que na manutenção preventiva.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade