Ilustração sobre a Localidade

Soure

Soure é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 7 900 habitantes.

É sede de um município com 263,91 km² de área e 19 245 habitantes (20111 ), subdividido em 10 freguesias.2 O município é limitado a norte pelo município de Montemor-o-Velho, a nordeste por Condeixa-a-Nova, a leste por Penela, a sudeste por Ansião, a sul por Pombal e a oeste pela Figueira da Foz.

Trata-se de um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos. O caso de Soure é único no contexto português, pois a descontinuidade do concelho é dupla3 e deve-se à própria descontinuidade territorial de duas das suas freguesias: Degracias e Pombalinho (que possui um pequeno exclave encaixado entre os concelhos de Penela, no distrito de Coimbra, e Ansião, no distrito de Leiria) e Figueiró do Campo (que possui um ainda mais pequeno exclave, encaixado entre duas freguesias do concelho de Montemor-o-Velho, efectivamente criando um pequeno enclave neste município do distrito de Coimbra).

 

FONTE: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mau tempo: sete distritos sob aviso amarelo devido a chuva forte e trovoada
Viseu, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo. Tendência será para “haver um desagravamento” das “condições meteorológicas”, diz a ANEPC, com base na previsão do IPMA.

Mais de 125 mil acidentes e 379 mortos este ano nas estradas portuguesas
Os dados provisórios da ANSR mostram que este ano morreram menos 41 pessoas nas estradas portuguesas em relação ao mesmo período de 2024. Porém, acidentes, feridos graves e ligeiros aumentaram.

Palcos da semana: Márcia, comédia e cinema entre Kafka e Walser
No teatro, as estreias de Branca de Neve & Outros Dramalhetes e Em Processo. No cinema, o Porto/Post/Doc. Ana Márcia canta entre amigos e Alcobaça faz-se capital do humor.

Os professores regressam à escola e ao laboratório: “Agora, já não entro em pânico”
No Porto, uma dezena de professores voltou às aulas para reaprender (ou relembrar) a ciência – e trazer os microrganismos para um lugar de destaque. Tudo à custa de um doutoramento.

María Corina Machado apela a que se “baixem as armas” pela “liberdade” da Venezuela
Machado apelou “àqueles que hoje cumprem as ordens infames [de Maduro] “ para que, “chegada a hora, saiam e abracem o povo”. Maduro prepara “luta armada” após aumento da presença militar dos EUA.

UGT “encostada à parede” pelo Governo admite avançar para “dois dias de greve”
UGT aconselhou o Governo a “parar, escutar e reflectir”. Sem um esforço significativo do executivo, não haverá alternativa à greve geral marcada para 11 de Dezembro, diz Mário Mourão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade