Ilustração sobre a Localidade

Soure

Soure é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 7 900 habitantes.

É sede de um município com 263,91 km² de área e 19 245 habitantes (20111 ), subdividido em 10 freguesias.2 O município é limitado a norte pelo município de Montemor-o-Velho, a nordeste por Condeixa-a-Nova, a leste por Penela, a sudeste por Ansião, a sul por Pombal e a oeste pela Figueira da Foz.

Trata-se de um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos. O caso de Soure é único no contexto português, pois a descontinuidade do concelho é dupla3 e deve-se à própria descontinuidade territorial de duas das suas freguesias: Degracias e Pombalinho (que possui um pequeno exclave encaixado entre os concelhos de Penela, no distrito de Coimbra, e Ansião, no distrito de Leiria) e Figueiró do Campo (que possui um ainda mais pequeno exclave, encaixado entre duas freguesias do concelho de Montemor-o-Velho, efectivamente criando um pequeno enclave neste município do distrito de Coimbra).

 

FONTE: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Reaberta estrada para Ereira, em Montemor-o-Velho, após vários dias de isolamento
A Câmara de Montemor-o-Velho recomendou, ainda assim, uma “condução prudente”, realçando que podem “existir zonas com sujidade ou piso irregular”.

Quem não deve, não teme — a propósito da Proposta de Lei 59/XVII/1
Esta calamidade pode ser uma oportunidade para que o património seja de novo considerado merecedor de manutenção e monitorização sistemática. Opinião de Sofia Aleixo

Liga dos Bombeiros denuncia no parlamento quatro meses de dívidas do INEM
António Nunes revelou que a LBP chegou a colocar “em cima da mesa” a possibilidade de o INEM passar a contratar directamente os 436 corpos de bombeiros.

A Europa emparedada
A ideia de UE a duas velocidades não passa de uma ameaça e representa a confirmação (caso dúvidas houvesse) de que há países de primeira e de segunda. Opinião de Paulo Vila Maior

Marinha está a monitorizar navio russo que navega há três dias pela costa portuguesa
Marinha vai continuar a acompanhar o navio de pavilhão russo até que este abandone as águas de jurisdição nacional.

Pré-mediação familiar: o primeiro passo e a ambição possível
Não há aqui compressão relevante do direito de acesso aos tribunais. Há, isso sim, uma tentativa de evitar que o tribunal seja o primeiro e único espaço de tratamento do conflito. Opinião de Ricardo Simões

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade