Ilustração sobre a Localidade

Sertã

A Sertã é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, região Centro, sub-região do Pinhal Interior Sul e diocese de Portalegre e Castelo Branco, com cerca de 2 300 habitantes,8 sendo a principal vila do Pinhal Interior Sul.

É sede de um município com 446,73 km² de área9 e 15 880 habitantes (2011),10 11 subdividido em 10 freguesias.12 O município é limitado a norte por Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra e Oleiros, o leste por Oleiros e Proença-a-Nova, a sul por Mação e Vila de Rei, a sudoeste por Ferreira do Zêzere e a oeste por Figueiró dos Vinhos.

Etimologia[editar | editar código-fonte]
É provável que a Sertã fosse conhecida durante o Império Romano, com o nome de Sartago,13 em acusativo Sartágimem, de cujo declinação deriva o topónimo Sertã.14

De entre as grafias arcaicas, podem assinalar-se Sartagine nas Inquirições de Afonso II, Sartaãe nos documentos dos tempos de D. Dinis, Sertaã durante o reinado de Afonso IV, Sartaã15 e Sartãe16 durante o reinado de Afonso V, Sertam17 ou Sertaãe nos tempo de Manuel I, Certãa18 19 Certan20 21 e Sertãa no século XVIII.22 23 A grafia Certã24 tornou-se comum no século XVII, embora se ateste a forma etimológica Sertã desde a dinastia filipina.25 26 No entanto, outras grafias, tais como Certãa ainda eram frequentes no final do século XIX.27 28 Deve assinalar-se ainda a forma Sertãe em obras como o Auto da Lusitânia de Gil Vicente.29 É possível encontrar também as grafias Certam,5 Sertan,30 Sartan31 32 33 e Sartã34 35

No Vocabulario Portuguez e Latino, do padre Raphael Bluteau, o primeiro grande dicionário de língua portuguesa, publicado em dez volumes entre 1712 a 1728 em Coimbra, pelo Colégio das Artes da Companhia de Jesus surgem tanto as palavras Certãa, Certan, Sartãa, Sertãa e Sertaâ, explicando que estas últimas palavras derivam de Sertago e Sartão.36 No Diccionario da Língua Portugueza de António de Morais Silva, de 1789, já só surge Certã.37

Reformas ortográficas[editar | editar código-fonte]
Antes da reforma ortográfica de 1911 (adoptada pela portaria de 1 de Setembro de 1911),38 39 era comum grafar-se Certã.40 No entanto essa grafia convivia antes dessa data com a grafia etimológica moderna, e essa situação persistiria durante mais algum tempo.41 No vocabulário ortográfico de Gonçalves Viana, o pai da reforma ortográfica de 1911,42 surge sertã (e também sertãe), mas não certã.

O vocabulário da Academia das Ciências de Lisboa de 1940 incluía a grafia Sertã, mas indicando "também escrito Certã".43

As bases analíticas do acordo ortográfico de 1945, incluem especificamente (Base V-3.°) o termo sertã (com minúscula inicial), como exemplo de distinção entre o s e o c.44

O acordo ortográfico de 1990 inclui explicitamente, na Base III-3.°, o vocábulo Sertã (com inicial maiúscula) como exemplo de distinção entre o s e o c.45 46

 

FONTE: WIKIPEDIA

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Merz acusa AfD de apelar à “limpeza étnica” de migrantes na Alemanha
Chanceler alemão considerou que os migrantes são um dos pilares da economia alemã e frisou que o seu partido faz uma distinção entre “quem contribui para a prosperidade” e quem deve “deixar o país”.

Não morreram mais cristãos do que judeus em Auschwitz — narrativa falsa oculta informação
Narrativa nas redes diz que 55% dos mortos em Auschwitz eram cristãos. Exclui o facto de muitos judeus terem sido mortos antes dos registos. Número de judeus mortos em Auschwitz ronda o milhão.

Ministro diz que novo concurso de colocação de professores vai “reduzir drasticamente o tempo em que os alunos estão sem aulas”
Novo concurso foi aprovado em Conselho de Ministros. Tutela vai também colocar professores todos os dias nas escolas, através de reservas de recrutamento diárias, a partir de dia 18 deste mês.

Novos alertas sobre lei orgânica do INEM: “Não responde minimamente aos desafios actuais”
Ex-presidente do colégio da competência de Emergência Médica preocupado com 22 mil doentes que não tiveram acesso aos meios mais adequados do INEM. Vitor Almeida defende revisão da nova lei.

Braga atenta à reactivação da mina da Borralha por causa da captação de água no Cávado
Autarca garante confiança na forma como as “minas e tudo o que delas emana é tratado” nos dias de hoje, mas vincou que o município estará “atento” e faz “valer a sua voz” nos canais próprios.

Câmara de Lisboa vai gastar mais de 3,2 milhões para arranjar pisos pedonais até 2028
Proposta ligada à contratação pública para conservação e manutenção de pavimentos pedonais em Lisboa foi aprovada esta quarta-feira. Reconhece-se que há cada vez mais reclamações.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade