Ilustração sobre a Localidade

Sertã

A Sertã é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, região Centro, sub-região do Pinhal Interior Sul e diocese de Portalegre e Castelo Branco, com cerca de 2 300 habitantes,8 sendo a principal vila do Pinhal Interior Sul.

É sede de um município com 446,73 km² de área9 e 15 880 habitantes (2011),10 11 subdividido em 10 freguesias.12 O município é limitado a norte por Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra e Oleiros, o leste por Oleiros e Proença-a-Nova, a sul por Mação e Vila de Rei, a sudoeste por Ferreira do Zêzere e a oeste por Figueiró dos Vinhos.

Etimologia[editar | editar código-fonte]
É provável que a Sertã fosse conhecida durante o Império Romano, com o nome de Sartago,13 em acusativo Sartágimem, de cujo declinação deriva o topónimo Sertã.14

De entre as grafias arcaicas, podem assinalar-se Sartagine nas Inquirições de Afonso II, Sartaãe nos documentos dos tempos de D. Dinis, Sertaã durante o reinado de Afonso IV, Sartaã15 e Sartãe16 durante o reinado de Afonso V, Sertam17 ou Sertaãe nos tempo de Manuel I, Certãa18 19 Certan20 21 e Sertãa no século XVIII.22 23 A grafia Certã24 tornou-se comum no século XVII, embora se ateste a forma etimológica Sertã desde a dinastia filipina.25 26 No entanto, outras grafias, tais como Certãa ainda eram frequentes no final do século XIX.27 28 Deve assinalar-se ainda a forma Sertãe em obras como o Auto da Lusitânia de Gil Vicente.29 É possível encontrar também as grafias Certam,5 Sertan,30 Sartan31 32 33 e Sartã34 35

No Vocabulario Portuguez e Latino, do padre Raphael Bluteau, o primeiro grande dicionário de língua portuguesa, publicado em dez volumes entre 1712 a 1728 em Coimbra, pelo Colégio das Artes da Companhia de Jesus surgem tanto as palavras Certãa, Certan, Sartãa, Sertãa e Sertaâ, explicando que estas últimas palavras derivam de Sertago e Sartão.36 No Diccionario da Língua Portugueza de António de Morais Silva, de 1789, já só surge Certã.37

Reformas ortográficas[editar | editar código-fonte]
Antes da reforma ortográfica de 1911 (adoptada pela portaria de 1 de Setembro de 1911),38 39 era comum grafar-se Certã.40 No entanto essa grafia convivia antes dessa data com a grafia etimológica moderna, e essa situação persistiria durante mais algum tempo.41 No vocabulário ortográfico de Gonçalves Viana, o pai da reforma ortográfica de 1911,42 surge sertã (e também sertãe), mas não certã.

O vocabulário da Academia das Ciências de Lisboa de 1940 incluía a grafia Sertã, mas indicando "também escrito Certã".43

As bases analíticas do acordo ortográfico de 1945, incluem especificamente (Base V-3.°) o termo sertã (com minúscula inicial), como exemplo de distinção entre o s e o c.44

O acordo ortográfico de 1990 inclui explicitamente, na Base III-3.°, o vocábulo Sertã (com inicial maiúscula) como exemplo de distinção entre o s e o c.45 46

 

FONTE: WIKIPEDIA

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Será a nossa democracia verdadeiramente democrática?
É aqui que surge uma ideia simples: a carta por pontos para os eleitos. Um eleito cujas mentiras fossem comprovadas perderia pontos — até à destituição, caso a tendência se tornasse sistemática. Crónica de Vítor Barroso Afonso

São João da Madeira: o Costa dos Rissóis cresceu, para ser do tamanho da sua fama
O Costa já era uma instituição local e bem conhecido nos arredores, mas se antes tinha pouquíssimos lugares à mesa, agora, renovado, tem um espaço à altura da sua reputação.

“Mas há greve?”. Apanhados de surpresa com paragem do metro, foi uma manhã cheia para os TVDE
No primeiro dos dois dias de greve dos trabalhadores do metro de Lisboa, eram muitos os utentes surpreendidos. Com os autocarros cheios, abrir a aplicação para “chamar um Uber” era opção para muitos.

Eleições na Hungria: “Não consigo imaginar Orbán a simplesmente ceder o poder”
Oposição desiste a favor do principal partido da oposição para aumentar a possibilidade de uma “mudança de regime” e o fim de 16 anos de Viktor Orbán como primeiro-ministro.

Deputados do Chega pediram ajudas de custo por reunião em dia sem trabalhos no Parlamento
Aguiar-Branco recusou pedido porque a bancada do partido de André Ventura não pediu autorização para se reunir num dia em que decorriam as jornadas parlamentares do PSD.

Ex-dirigente do Chega condenado a pena de prisão suspensa por recorrer a prostituição infantil
Tribunal de Cascais condenou Nuno Pardal Ribeiro a um ano e três meses de prisão. Pena será suspensa se ex-vice da distrital de Lisboa do Chega pagar uma indemnização de 1200 euros à vítima.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade