Ilustração sobre a Localidade

Alcobaça

Alcobaça é uma cidade portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 7 000 1 habitantes no seu núcleo central, no entanto a area urbana abrange cerca de 18 000 habitantes distribuido pelas freguesias de Alcobaça e Vestiaria e por parte das freguesias de Aljubarrota, Maiorga e Évora de Alcobaça. Foi elevada ao estatuto de cidade em 1995.

É sede de um município com 408,14 km² de área2 e 56 693 habitantes (2011),3 4 o segundo mais populoso da Comunidade Intermunicipal do Oeste e do distrito de Leiria, subdividido em 13 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município da Marinha Grande, a leste por Leiria, Porto de Mós e Rio Maior, a sudoeste pelas Caldas da Rainha e a oeste pela Nazaré (que rodeia por três lados), tendo dois troços de costa atlântica, a noroeste e sudoeste.

A cidade está localizada a 92 km a norte de Lisboa (124 km via A8, ou 110 km via IC2 / A1), e 88 km a sudoeste de Coimbra (114 km via A8 / A17 / IC8 / A1, ou 105 km via IC2 / A1).6

Alcobaça é banhada pelos rios Alcoa e Baça, nomes de cuja aglutinação a tradição faz derivar o seu nome – o que está longe de ser consensual.

 

Património natural


O concelho é densamente povoado, acima da média nacional; por isso, a paisagem rural fora dos centros populacionais é um misto de habitação, agricultura, mato e floresta, sem grandes espaços sem marca humana.

As maiores manchas florestais do concelho são as seguintes:

Pinhal: na freguesia de Pataias, (Pinhal de Leiria)
Serra dos Candeeiros (eucaliptal)
Vimeiro (Carvalhal do Gaio)
Parte da zona oriental do concelho está inscrita no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (freguesias de São Vicente, Prazeres, Évora e Turquel).

A 3 km da cidade, na freguesia da Vestiaria, situam-se as Termas da Piedade.


Litoral


O concelho conta com zona litoral nas freguesias de Pataias, a norte, e São Martinho do Porto, a sul. Todo o litoral é constituído por arribas, a maioria delas com uma pequena praia na base. A excepção é a concha de São Martinho do Porto, uma baía natural ladeada por dois promontórios de rocha. A concha foi em tempos muito mais vasta: até ao século XIV o mar chegava à vila de Alfeizerão, hoje a 4 km de distância.

No litoral norte encontram-se sete praias: Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira,Paredes da Vitória,Vale furado, Légua e Falca. No litoral sul, encontramos as praias da Gralha e de São Martinho do Porto. Apesar de algumas destas praias terem tido bandeira azul em anos anteriores, nenhuma obteve esse galardão no ano de 2009.


Miradouros

O melhor miradouro da cidade e dos seus campos adjacentes encontra-se no morro do castelo em ruínas. Nos seus arredores oferecem belas panorâmicas o adro da Capelinha de Santa Rita, na serra do Monte em Coz; o lugar de Montes; a capela de Santo António, em São Martinho do Porto; e a Portela do Pereiro, no cimo da serra dos Candeeiros.

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Luis Rubiales vai ser julgado por beijo a Jenni Hermoso
Tribunal considera existirem indícios de crime. Ministério Público tinha pedido dois anos e meio de prisão para antigo responsável federativo.

Dias da Dança: uma Zona Franca bagunçada, um Brasil que “renasce das cinzas”
Alice Ripoll e a Cia. Suave abrem a 8.ª edição do DDD terça-feira e quarta, no Porto. Zona Franca vai do afro-house ao brega funk, do passinho ao TikTok, e faz eco da transição política no Brasil.

Polícias: “O subsídio de missão é uma questão prioritária”, garante Telmo Correia
Secretário de Estado da Administração Interna avisa polícias para protestarem dentro da lei. Ministra reúne-se esta segunda-feira às 16h30 com representantes da GNR e às 18h com sindicatos da PSP.

Louis Vuitton estreia desfile itinerante Voyager em Xangai
O desfile ocorreu no espaço cavernoso de betão do Long Museum, criado pelo Atelier Deshaus, no bairro artístico ribeirinho de West Bund, e incluiu peças feitas em colaboração com a artista Sun Yitian.

Ronda com ministra: IL quer desburocratizar e BE criminalizar enriquecimento ilícito
Os liberais juntam-se ao grupo que quer regulamentar o lobbying, ao contrário dos bloquistas.

Borrell mantém pressão para a União Europeia “fazer mais” no apoio à Ucrânia
Expectativa é que com a aprovação da assistência militar dos EUA cheguem mais sistemas de defesa aérea Patriot. Chefe da diplomacia da UE lembra que são precisas munições, lançadores e interceptores.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade