Ilustração sobre a Localidade

Batalha

A Batalha é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com menos de 2 000 habitantes.1

É sede de um município com 103,42 km² de área2 e 15 805 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte e oeste pelo município de Leiria, a leste por Ourém, a sueste por Alcanena e a sudoeste por Porto de Mós.


História

A povoação foi fundada pelo rei D. João I, juntamente com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, para agradecer o suposto auxílio divino concedido na vitória da batalha de Aljubarrota (14 de Agosto 1385). No 18 de Março de 1500 através do documento (Carta da Vila) d’el Rei D: Manuel foi criada a Vila da Batalha, com jurisdição própria, como sede do Concelho, delimitado um dia antes "“O Moesteiro da Vitoria privilegio per que he feito vila sem ter nenhuma ssogeiçam a villa de Leiria cujo termo hera e a tira e desmembra do termo dela.".

 

Património

Edificado

  • Mosteiro de Santa Maria da Vitória (1387 - 1533)
  • Estátua Equestre de São Nuno de Santa Maria (1966 - 1968)
  • Igreja Matriz de Exaltação de Santa Cruz (1514 - 1532)
  • Capela da Santa Casa da Misericórdia (século XVIII)
  • Ponte da Boutaca (1862)
  • Pelourinho (2000 - reconstrução do pelourinho original)
  • Edifício Mouzinho de Albuquerque - Galeria de Exposições
  • Capela de Nossa Senhora do Caminho
  • Boca da Mina das Barrojeiras
  • Igreja Paroquial Nossa Senhora dos Remédios
  • Ermida de Nossa Senhora do Fetal
  • Moinhos de Vento


Natural

  • Grutas da Moeda
  • Maciço Calcário Estremenho
  • Buraco Roto
  • Pia da Ovelha
  • Escarpa de falha do Reguengo do Fetal

 

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

Estátua de Nuno Álvares Pereira. Homenagem pela vitoria de Aljubarrota.

 

Detalhe da cantaria de uma das Janelas do Mosteiro da Batalha

 

Fotos: Leonardo Opitz

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sondagem: Leitão e Moedas em empate técnico, mas socialista segue à frente
A liderança da Câmara de Lisboa vai decidir-se entre as coligações lideradas por PS e PSD. Apenas estas alianças, o Chega e a CDU vão eleger. Democrática Aliança com 2% pode dever-se a “confusão”.

INEM mobilizou meios para apoiar comunidade educativa depois de dois menores se terem suicidado em Castro Daire
CPCJ não confirma tentativas de suicídio na sequência das duas mortes “por questões de confidencialidade e de reserva da vida privada das famílias”.

O Sp. Braga venceu sem sofrer no Celtic Park
Minhotos triunfam na Liga Europa, em Glasgow, sobre o campeão escocês, por 0-2. Horta e Gabri marcaram os golos.

Governo revela que aviões dos EUA fizeram escala nos Açores a caminho de Israel
Numa primeira avaliação, Ministério dos Negócios Estrangeiros concluiu que nenhum avião com destino a Israel havia feito escala na Base das Lajes. Rangel anuncia que vai “apurar responsabilidades”.

Lançado site que reúne todos os contributos sobre a extinção da FCT
Iniciativa intitulada Pela Ciência faz a recolha de tudo o que tem sido publicado sobre a extinção da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que dará lugar a nova agência que junta também a inovação.

“Nirvana Baby” perde novo processo contra banda por capa de Nevermind
Juiz decidiu que a capa de álbum de 1991 não é pornografia infantil. Spencer Elden voltou a processar o fotógrafo da banda rock.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade