Ilustração sobre a Localidade

Batalha

A Batalha é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com menos de 2 000 habitantes.1

É sede de um município com 103,42 km² de área2 e 15 805 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte e oeste pelo município de Leiria, a leste por Ourém, a sueste por Alcanena e a sudoeste por Porto de Mós.


História

A povoação foi fundada pelo rei D. João I, juntamente com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, para agradecer o suposto auxílio divino concedido na vitória da batalha de Aljubarrota (14 de Agosto 1385). No 18 de Março de 1500 através do documento (Carta da Vila) d’el Rei D: Manuel foi criada a Vila da Batalha, com jurisdição própria, como sede do Concelho, delimitado um dia antes "“O Moesteiro da Vitoria privilegio per que he feito vila sem ter nenhuma ssogeiçam a villa de Leiria cujo termo hera e a tira e desmembra do termo dela.".

 

Património

Edificado

  • Mosteiro de Santa Maria da Vitória (1387 - 1533)
  • Estátua Equestre de São Nuno de Santa Maria (1966 - 1968)
  • Igreja Matriz de Exaltação de Santa Cruz (1514 - 1532)
  • Capela da Santa Casa da Misericórdia (século XVIII)
  • Ponte da Boutaca (1862)
  • Pelourinho (2000 - reconstrução do pelourinho original)
  • Edifício Mouzinho de Albuquerque - Galeria de Exposições
  • Capela de Nossa Senhora do Caminho
  • Boca da Mina das Barrojeiras
  • Igreja Paroquial Nossa Senhora dos Remédios
  • Ermida de Nossa Senhora do Fetal
  • Moinhos de Vento


Natural

  • Grutas da Moeda
  • Maciço Calcário Estremenho
  • Buraco Roto
  • Pia da Ovelha
  • Escarpa de falha do Reguengo do Fetal

 

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

Estátua de Nuno Álvares Pereira. Homenagem pela vitoria de Aljubarrota.

 

Detalhe da cantaria de uma das Janelas do Mosteiro da Batalha

 

Fotos: Leonardo Opitz

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Há eleitores em São Tomé e Príncipe que continuam a ir ao “banho” sempre que há eleições
Santomenses voltam às urnas depois de uma campanha discreta, sob o signo da descrença, num país a braços com a falta de energia e a compra de votos. O “banho” pode render 500 dobras ou 20 euros.

Na Terra de Miranda: An Picuote, antre peinhas i hortas
Picote é uma espécie de bastião na defesa da lhéngua mirandesa. Fala-se – e, sobretudo, escreve-se – mirandês por todo o lado, da toponímia, aos folhetos e placas, conta a leitora Fernanda Gamito.

Hora da selecção

Canadá vai criar enquadramento para o mercado de remoção de carbono ao abrigo do Acordo de Paris
Com as exportações de petróleo e gás natural, o Canadá é um dos principais emissores de CO2 do planeta. Mas o Governo quer acelerar tecnologias e soluções naturais para retirar carbono da atmosfera.

No espelho da humanidade, Rita Cabaço vê o absurdo
Estreia-se na encenação com Caminho do Céu, texto de Juan Mayorga em que a normalidade é encenada na visita a um campo de concentração. De 30 de Setembro a 11 de Outubro, no Teatro São Luiz.

PSD e CDS insistem na restrição do acesso de estrangeiros não residentes ao SNS
Partidos querem que estrangeiros que não residam em Portugal ou aqui estejam em situação irregular possam ser atendidos nas urgências mediante posterior apresentação de seguro de saúde.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade