Ilustração sobre a Localidade

Pombal

Pombal é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 11 000 habitantes.1 Foi oficialmente elevada a cidade em 16 de Agosto de 1991.

É sede de um município com 626,00 km² de área2 e 55 217 habitantes (2011),3 4 subdividido em 13 freguesias.5 O município é limitado a Norte pelos municípios da Figueira da Foz e de Soure, a Este por Ansião e Alvaiázere, a Sudeste por Ourém, a Sudoeste por Leiria e a Oeste possui uma faixa de litoral no Oceano Atlântico.

 

História


Pombal foi fundada por Dom Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem dos Templários, que mandou construir o seu Castelo. Deu-lhe Foral no ano de 1174.

Em 29 de Janeiro de 1186 o papa Urbano III faz seguir a bula Intelleximus ex autentico ao mestre e cavaleiros da Ordem do Templo para lhes confirmar as igrejas de Pombal, Ega e Redinha, construidas nas terras que lhes doara D. Afonso Henriques e toma-as debaixo da protecção da Santa Sé6 .

Em 1509 Dom Manuel I, ordenou a reconstrução do castelo. O alcaide-mor da vila, o Conde de Castelo-Melhor, instalou-se no seu interior.

Foi elevada a cidade em 1991, pela Lei 71/91, de 16 de Agosto.

 


Cultura

Em 13 de Julho de 1976 foi fundado o Teatro Amador de Pombal que, desde então, tem desempenhado uma importante função cultural no concelho. Conta já com mais de 30 produções. A produção mais recente ("A Demanda"]) foi encenada por Rui M. Silva e percorreu o País com alguns espectáculos. Este grupo tem as portas abertas gratuitamente para novos elementos e reúne-se apenas aos fins-de-semana, uma vez que todos os seus elementos trabalham e/ou estudam.

Em Pombal existem duas rádios: a 97Fm, fundada como Rádio Clube de Pombal, e a Cardal Fm, em 87.6 Mhz. A Rádio Clube de Pombal começou como uma aventura de dois jovens que no dia 25 de abril de 1986 lançaram para o ar a primeira emissão. Nesse mesmo ano, em 23 de outubro, a rádio ganhou corpo jurídico. A Rádio Cardal teve durante alguns anos o estatuto de rádio "pirata”, tendo sido legalizada em março de 1989 com a obtenção do alvará de licenciamento.

Em Pombal, a imprensa jornalística resume-se atualmente ao Pombal Jornal (criado em 2013), depois de se ter assistido ao desaparecimento de alguns periódicos que marcaram o panorama jornalístico da comunidade durante décadas. É o caso do Correio de Pombal (1990-2012), de O Eco, fundado em 1932 e também já extinto, e do Voz do Arunca.

A Associação Filarmónica Artística Pombalense é uma das mais antigas coletividades do concelho, fundada no dia 16 de outubro de 1867. É uma academia de artes e de música, que promove o ensino de diferentes instrumentos e disciplinas de dança. Nela funciona também o Conservatório Filarmónico de Pombal, homologado pelo Ministério da Educação, que oferece ensino articulado da música.

Anualmente, a cidade organiza as Festas do Bodo, cuja origem remonta ao período medieval. Realizam-se, segunda a lenda, como agradecimento à Nossa Senhora do Cardal por ter afastado as pragas das colheitas. Celebram-se durante quatro dias de modo a coincidir com o último domingo do mês de julho, envolvendo diferentes atividades, de cariz religioso, económico e de lazer, e contando com a presença da população, bem como de muitos emigrantes do concelho, em período de férias.

Museus

Museu Municipal Marquês de Pombal

O Museu que se localiza na antiga cadeia, tem um acervo que documenta a vida e obra de Sebastião José de Carvalho e Mello, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, e a sua época. Apresenta uma coleção documental, com um núcleo bibliográfico e diversos documentos legislativos e manuscritos; uma importante coleção de quadros, gravuras e pintura a óleo do século XVIII; e uma relevante coleção de mobiliário da época. O Museu possui, ainda, outras coleções: medalhística, cerâmica, vidro, metais, elementos pétreos, fotografias e bustos do Marquês de Pombal.

Museu de Arte Popular Portuguesa O Museu de Arte Popular Portuguesa situa-se no piso térreo do Centro Cultural de Pombal, na zona histórica da cidade, e contém em exposição um espólio de cerca de 2000 peças de artesanato de todas as regiões do país. Este espaço museológico é o resultado de um trabalho de procura e selecção permanentes de Nelson Lobo Rocha, técnico aposentado da Fundação Calouste Gulbenkian, ao longo de mais de vinte e cinco anos de convívio com os próprios artesãos. A colecção doada à Câmara Municipal de Pombal supera pela sua diversidade, qualidade e quantidade, tudo o que seria possível esperar. Um tão grande número de peças e a sua enorme diversidade de figuras e motivos, é de inegável riqueza, facilitando a dispersão do olhar e do sentir. Os artesãos, aqui tão ricamente representados, mostram um retrato em corpo inteiro das tradições populares portuguesas duma forma genuína que veste esta sala nobre de cor, de beleza, de alegria e encanto.

 

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

 

 

Interior do castelo de Pombal (estrutura defensiva)

 

 

Interior do castelo de Pombal. 

 

Autor das fotos: Leonardo Opitz

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Somos (quase) todos antidemocráticos e a culpa não é da comunicação social
Para quem governa e tutela as polícias, a força bruta devia ser banida do código de conduta das polícias, em vez da aparente ligeireza com que os bastões descem sobre os acampados. Opinião de Paulo Vila Maior

Conselho de Redação da Lusa dá parecer negativo à nomeação de Diana Ramos para direcção de informação
Membros que votaram contra consideram que o momento que a Lusa atravessa pede um perfil com experiência no serviço público de notícias e, por isso, podiam ter sido encontradas soluções internas.

Reaver o nosso aliado
A minha esperança é a de que o próximo Presidente queira reconquistar a boa vontade dos velhos aliados dos EUA. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Um grande dia de festa: o início do fim da era Trump
Trump, o homem que podia balear alguém na Quinta Avenida sem que algo lhe acontecesse, morreu, por fim, nesta terça-feira. É a melhor notícia do ano. Opinião de João Miguel Tavares

Três em cada dez pessoas afirmam não terem recebido cuidados de saúde a tempo
Estudo apurou três perfis de utilizadores de cuidados de saúde. O maior é o classificado como vulnerável: têm maior carga de doença e são ao mesmo tempo os que dizem ter maior dificuldade de acesso.

Depois de uma entrevista, jornalista palestiniano ficará detido mais quatro dias em Israel
Abed Abu Shehadeh foi detido depois de fazer uma entrevista sobre a campanha eleitoral israelita e a situação dos palestinianos. Polícia não apresentou mais motivos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade