Ilustração sobre a Localidade

Porto de Mós

Porto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 24 342 habitantes.1

É sede de um município com 261,83 km² de área2 e 24 342 habitantes (2011),3 4 subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a norte pelos municípios de Leiria e da Batalha, a leste por Alcanena, a sul por Santarém e Rio Maior e a oeste por Alcobaça.

 

História

Segundo a lenda da Nazaré, o cavaleiro D. Fuas Roupinho, miraculado por Nossa Senhora da Nazaré, em 1182, foi alcaide de Porto de Mós. Segundo outras fontes, venceu um grande exército muçulmano que cercava o castelo, recorrendo ao estratagema de se esconder previamente na serra com parte dos seus homens. Derrotou o inimigo com um ataque surpresa ao seu acampamento, durante a noite.

O Concelho de Porto de Mós foi pertença dos Coutos de Alcobaça em 1230, doado por D. Sancho II influenciando por muitos séculos a vida e os hábitos desta região que mais tarde foi entregue, por D. João I, a D. Nuno Álvares Pereira e á Casa de Bragança, após a decisiva Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385.

Em 1895 O concelho de Porto de Mós foi extinto e passou a pertencer ao concelho de Alcobaça, no entanto este período foi de curta duração, já que em 1898 voltou a ter o estatuto de concelho.

A vila recebeu foral de Dom Dinis em 1305.

 


Património


Castelo de Porto de Mós
Igreja de S. Pedro
Igreja de S. João
Capela de Sto António
Capela de São Jorge
Grutas de Mira de Aire
Grutas de Alvados
Grutas de Santo António
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Arco da Memória
Lagoas do Arrimal
Praia Jurássica de São Bento

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“PJ não descarta encenação” e o MP promove a especulação
A forma como o Ministério Público e a PJ comunicam com os portugueses é uma miséria, e essa miséria prejudica gravemente a democracia portuguesa. Opinião de João Miguel Tavares

É a gasolina, estúpido

Benfica faz exposição ao Conselho de Disciplina da FPF por incidentes na visita ao FC Porto
Benfica pede sanções por situações que considera “inadmissíveis” no decorrer do FC Porto-Benfica do passado domingo.

Cessar-fogo em Gaza permitiu quebra na desnutrição infantil, mas insegurança persiste
Estudo indica que o emagrecimento extremo em crianças até cinco anos baixou de 16% para 3% entre Agosto de 2025 e Abril deste ano. Mesmo assim, dois terços de Gaza vivem com falta de alimentos.

Inteligência artificial tomou atitudes que seriam crimes se cometidas por humanos
Conselho de Segurança diz que os acontecimentos dos últimos meses se tornaram “num momento de despertar global”, e considera que “a gravidade dos riscos é extraordinária”.

Quase dez milhões de pessoas ajudaram a escolher as novas notas de euro, que já têm data
A próxima série de notas deve começar a chegar às carteiras no início da década de 2030. O BCE escolherá o desenho final até ao final deste ano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade