Porto de MósPorto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 24 342 habitantes.1 É sede de um município com 261,83 km² de área2 e 24 342 habitantes (2011),3 4 subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a norte pelos municípios de Leiria e da Batalha, a leste por Alcanena, a sul por Santarém e Rio Maior e a oeste por Alcobaça.
História Segundo a lenda da Nazaré, o cavaleiro D. Fuas Roupinho, miraculado por Nossa Senhora da Nazaré, em 1182, foi alcaide de Porto de Mós. Segundo outras fontes, venceu um grande exército muçulmano que cercava o castelo, recorrendo ao estratagema de se esconder previamente na serra com parte dos seus homens. Derrotou o inimigo com um ataque surpresa ao seu acampamento, durante a noite. O Concelho de Porto de Mós foi pertença dos Coutos de Alcobaça em 1230, doado por D. Sancho II influenciando por muitos séculos a vida e os hábitos desta região que mais tarde foi entregue, por D. João I, a D. Nuno Álvares Pereira e á Casa de Bragança, após a decisiva Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385. Em 1895 O concelho de Porto de Mós foi extinto e passou a pertencer ao concelho de Alcobaça, no entanto este período foi de curta duração, já que em 1898 voltou a ter o estatuto de concelho. A vila recebeu foral de Dom Dinis em 1305.
Fonte dos textos: Wikipedia
COMENTÁRIOS DOS LEITORES Ainda não há comentários para este artigo. |
Click for weather forecast NEWSLETTERSubscrever a newsletter:Sair da newsletter:ARRENDA-SE.NETQuartos, apartamentos, casas, etcRECADINHOSÚltimos recadinhos dos leitores:Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country. RELÓGIOVeja que horas são no mundoNOTÍCIASJornal O PÚBLICOAssassinato de brasileira na Espanha gera protesto e prisão de três suspeitos Chega quer fazer convenção em dia de plenário, mas Aguiar-Branco mantém calendário O cheiro a sangue e os tubarões Netanyahu: ainda é “cedo” para saber quem está por detrás de incidente em voo para Telavive Tribunal dá luz verde à Paramount para acordo com a Warner Bros. Carmen Garcia: “Quando escrevo, sinto que sou o piloto do avião dos outros” NOTÍCIASJornal EXPRESSO |