Porto de MósPorto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 24 342 habitantes.1 É sede de um município com 261,83 km² de área2 e 24 342 habitantes (2011),3 4 subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a norte pelos municípios de Leiria e da Batalha, a leste por Alcanena, a sul por Santarém e Rio Maior e a oeste por Alcobaça.
História Segundo a lenda da Nazaré, o cavaleiro D. Fuas Roupinho, miraculado por Nossa Senhora da Nazaré, em 1182, foi alcaide de Porto de Mós. Segundo outras fontes, venceu um grande exército muçulmano que cercava o castelo, recorrendo ao estratagema de se esconder previamente na serra com parte dos seus homens. Derrotou o inimigo com um ataque surpresa ao seu acampamento, durante a noite. O Concelho de Porto de Mós foi pertença dos Coutos de Alcobaça em 1230, doado por D. Sancho II influenciando por muitos séculos a vida e os hábitos desta região que mais tarde foi entregue, por D. João I, a D. Nuno Álvares Pereira e á Casa de Bragança, após a decisiva Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385. Em 1895 O concelho de Porto de Mós foi extinto e passou a pertencer ao concelho de Alcobaça, no entanto este período foi de curta duração, já que em 1898 voltou a ter o estatuto de concelho. A vila recebeu foral de Dom Dinis em 1305.
Fonte dos textos: Wikipedia
COMENTÁRIOS DOS LEITORES Ainda não há comentários para este artigo. |
Click for weather forecast NEWSLETTERSubscrever a newsletter:Sair da newsletter:ARRENDA-SE.NETQuartos, apartamentos, casas, etcRECADINHOSÚltimos recadinhos dos leitores:Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country. RELÓGIOVeja que horas são no mundoNOTÍCIASJornal O PÚBLICOEstado compra cancioneiro raro do século XVI no âmbito dos 500 anos de Camões Cotrim anuncia criação de movimento cívico apartidário e que não votará em Ventura O jogo “perverso” de Canine Jaunâtre 3, peça resgatada de Marlene Monteiro Freitas Ventura acusa adversário de medo de debater. “Só me posso rir”, responde Seguro Não, Francisco. Seguro não faz parte do “sistema” Se a lei impede que se aprovem projectos, muda-se a lei, diz ministro da Agricultura ao ICNF NOTÍCIASJornal EXPRESSO |