Ilustração sobre a Localidade

Porto de Mós

Porto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 24 342 habitantes.1

É sede de um município com 261,83 km² de área2 e 24 342 habitantes (2011),3 4 subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a norte pelos municípios de Leiria e da Batalha, a leste por Alcanena, a sul por Santarém e Rio Maior e a oeste por Alcobaça.

 

História

Segundo a lenda da Nazaré, o cavaleiro D. Fuas Roupinho, miraculado por Nossa Senhora da Nazaré, em 1182, foi alcaide de Porto de Mós. Segundo outras fontes, venceu um grande exército muçulmano que cercava o castelo, recorrendo ao estratagema de se esconder previamente na serra com parte dos seus homens. Derrotou o inimigo com um ataque surpresa ao seu acampamento, durante a noite.

O Concelho de Porto de Mós foi pertença dos Coutos de Alcobaça em 1230, doado por D. Sancho II influenciando por muitos séculos a vida e os hábitos desta região que mais tarde foi entregue, por D. João I, a D. Nuno Álvares Pereira e á Casa de Bragança, após a decisiva Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385.

Em 1895 O concelho de Porto de Mós foi extinto e passou a pertencer ao concelho de Alcobaça, no entanto este período foi de curta duração, já que em 1898 voltou a ter o estatuto de concelho.

A vila recebeu foral de Dom Dinis em 1305.

 


Património


Castelo de Porto de Mós
Igreja de S. Pedro
Igreja de S. João
Capela de Sto António
Capela de São Jorge
Grutas de Mira de Aire
Grutas de Alvados
Grutas de Santo António
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Arco da Memória
Lagoas do Arrimal
Praia Jurássica de São Bento

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Incêndios florestais causam 12 mortes na Argélia
Só nesta quarta-feira, deflagraram 58 fogos em 16 províncias argelinas, num momento em que o país atravessa uma onda de calor.

O que se sabe sobre as cheias no Nepal que fizeram pelo menos 160 mortos?
Ponto de situação ao final da noite desta quarta-feira (hora portuguesa), dia em que a catástrofe aconteceu.

Aqui somos todos primos
Vamos ter de repensar o Viriato. Que rostos afinal estavam escondidos nas grutas dos montes Hermínios? Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Independência da Ucrânia
No século XVIII, o ucraniano (terra de fronteira) era uma subespécie do russo, e, segundo Benedict Anderson, “desdenhosamente tolerado como língua de labregos”. Opinião de António Jacinto Pascoal

Ramiro Brito: “Tenho o vício dos carros e orgulho-me porque é parte fundamental da minha história”
Ramiro Brito, presidente da Associação Empresarial do Minho e CEO do Grupo Érre, revela que tem “sempre uma opinião pouco simpática de quem nunca muda de opinião”.

US Open: segunda ronda do qualifying não começou bem para o ténis português
Frederico Ferreira Silva e Francisca Jorge acabaram por ser eliminados e falham o acesso ao quadro principal do torneio.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade