Ilustração sobre a Localidade

Porto de Mós

Porto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 24 342 habitantes.1

É sede de um município com 261,83 km² de área2 e 24 342 habitantes (2011),3 4 subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a norte pelos municípios de Leiria e da Batalha, a leste por Alcanena, a sul por Santarém e Rio Maior e a oeste por Alcobaça.

 

História

Segundo a lenda da Nazaré, o cavaleiro D. Fuas Roupinho, miraculado por Nossa Senhora da Nazaré, em 1182, foi alcaide de Porto de Mós. Segundo outras fontes, venceu um grande exército muçulmano que cercava o castelo, recorrendo ao estratagema de se esconder previamente na serra com parte dos seus homens. Derrotou o inimigo com um ataque surpresa ao seu acampamento, durante a noite.

O Concelho de Porto de Mós foi pertença dos Coutos de Alcobaça em 1230, doado por D. Sancho II influenciando por muitos séculos a vida e os hábitos desta região que mais tarde foi entregue, por D. João I, a D. Nuno Álvares Pereira e á Casa de Bragança, após a decisiva Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385.

Em 1895 O concelho de Porto de Mós foi extinto e passou a pertencer ao concelho de Alcobaça, no entanto este período foi de curta duração, já que em 1898 voltou a ter o estatuto de concelho.

A vila recebeu foral de Dom Dinis em 1305.

 


Património


Castelo de Porto de Mós
Igreja de S. Pedro
Igreja de S. João
Capela de Sto António
Capela de São Jorge
Grutas de Mira de Aire
Grutas de Alvados
Grutas de Santo António
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Arco da Memória
Lagoas do Arrimal
Praia Jurássica de São Bento

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Suspeitos do assassinato do Presidente do Haiti extraditados para os EUA
Jovenel Moise foi assassinado em 2021. No domingo, 18 suspeitos foram extraditados para os EUA e acusados pela justiça norte-americana. Haiti vive crise humanitária por violência de gangs.

Taxa de aprovação de Trump está no patamar mais baixo de sempre
Republicanos reprovam a forma como o Presidente tem gerido o aumento do custo de vida, considerado o tema com mais influência nas eleições intercalares de Novembro.

Corte acidental de cabo suspende voos em aeroportos de Nova Iorque, Boston e Filadélfia
Falha na Costa Leste dos EUA ocorre numa altura em que líderes mundiais se deslocam para a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque.

Incêndios: escola evacuada na Trofa e chamas a preocupar em Arcos de Valdevez
As duas ocorrências mobilizavam mais de 300 operacionais no combate às chamas. Mais de 60 concelhos em perigo máximo de incêndio.

Os espantalhos da D. Zélia na sua horta, um País das Maravilhas
“É para afastar javalis e raposas, mas anda ali um bicho que não sei qual é...” Para os lados de Grândola, a horta é de subsistência. A veia artística da D. Zélia surgiu por necessidade e expandiu-se. Crónica de Miguel Calado Lopes

El Niño bate recorde histórico meses antes do pico e preocupa cientistas
Temperaturas no Pacífico já atingem níveis recorde e algumas previsões apontam para anomalias superiores a quatro graus Celsius no final do ano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade