Ilustração sobre a Localidade

Porto de Mós

Porto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 24 342 habitantes.1

É sede de um município com 261,83 km² de área2 e 24 342 habitantes (2011),3 4 subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a norte pelos municípios de Leiria e da Batalha, a leste por Alcanena, a sul por Santarém e Rio Maior e a oeste por Alcobaça.

 

História

Segundo a lenda da Nazaré, o cavaleiro D. Fuas Roupinho, miraculado por Nossa Senhora da Nazaré, em 1182, foi alcaide de Porto de Mós. Segundo outras fontes, venceu um grande exército muçulmano que cercava o castelo, recorrendo ao estratagema de se esconder previamente na serra com parte dos seus homens. Derrotou o inimigo com um ataque surpresa ao seu acampamento, durante a noite.

O Concelho de Porto de Mós foi pertença dos Coutos de Alcobaça em 1230, doado por D. Sancho II influenciando por muitos séculos a vida e os hábitos desta região que mais tarde foi entregue, por D. João I, a D. Nuno Álvares Pereira e á Casa de Bragança, após a decisiva Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385.

Em 1895 O concelho de Porto de Mós foi extinto e passou a pertencer ao concelho de Alcobaça, no entanto este período foi de curta duração, já que em 1898 voltou a ter o estatuto de concelho.

A vila recebeu foral de Dom Dinis em 1305.

 


Património


Castelo de Porto de Mós
Igreja de S. Pedro
Igreja de S. João
Capela de Sto António
Capela de São Jorge
Grutas de Mira de Aire
Grutas de Alvados
Grutas de Santo António
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Arco da Memória
Lagoas do Arrimal
Praia Jurássica de São Bento

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Luís Neves desafia protocolo de segurança ao conduzir viatura apreendida pela PJ
Ministro da Administração Interna recorre a carro que já utilizava durante a liderança da Polícia Judiciária, apesar de contar com viaturas oficiais, motoristas e seguranças do Governo.

Qual é o melhor último mês?
Os japoneses ensinaram-nos que copiar é inteligente, desde que se aproveite para pensar no que se copia, para poder melhorar, e adaptar ao tempo actual, e às necessidades de um público diferente. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Menina de quatro anos morre afogada em piscina em Vila Real
Equipas de emergência constataram que criança estava em paragem cardiorrespiratória após a chegada ao local.

Três bombeiros feridos em Arouca estão em estado crítico
Veículo dos Bombeiros Voluntários de Arouca despistou-se e caiu numa ravina de 150 metros. Feridos estão no Hospital de Santa Maria da Feira.

O Benfica falhou a goleada e deixou a Liga Europa em aberto
“Encarnados” foram muito superiores aos dinamarqueses e ficaram a dever a si próprios uma vitória mais robusta. Partem para a segunda mão com dois golos de vantagem.

O PRR não renovou o Museu Nacional de Arqueologia, mas tornou-o mais resistente
Museu deverá reabrir em 2030, se até lá tudo correr bem. Reforço de 27 milhões de euros vai permitir que as obras continuem na ala do Mosteiro dos Jerónimos que lhe pertence.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade