Ilustração sobre a Localidade

Porto de Mós

Porto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 24 342 habitantes.1

É sede de um município com 261,83 km² de área2 e 24 342 habitantes (2011),3 4 subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a norte pelos municípios de Leiria e da Batalha, a leste por Alcanena, a sul por Santarém e Rio Maior e a oeste por Alcobaça.

 

História

Segundo a lenda da Nazaré, o cavaleiro D. Fuas Roupinho, miraculado por Nossa Senhora da Nazaré, em 1182, foi alcaide de Porto de Mós. Segundo outras fontes, venceu um grande exército muçulmano que cercava o castelo, recorrendo ao estratagema de se esconder previamente na serra com parte dos seus homens. Derrotou o inimigo com um ataque surpresa ao seu acampamento, durante a noite.

O Concelho de Porto de Mós foi pertença dos Coutos de Alcobaça em 1230, doado por D. Sancho II influenciando por muitos séculos a vida e os hábitos desta região que mais tarde foi entregue, por D. João I, a D. Nuno Álvares Pereira e á Casa de Bragança, após a decisiva Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385.

Em 1895 O concelho de Porto de Mós foi extinto e passou a pertencer ao concelho de Alcobaça, no entanto este período foi de curta duração, já que em 1898 voltou a ter o estatuto de concelho.

A vila recebeu foral de Dom Dinis em 1305.

 


Património


Castelo de Porto de Mós
Igreja de S. Pedro
Igreja de S. João
Capela de Sto António
Capela de São Jorge
Grutas de Mira de Aire
Grutas de Alvados
Grutas de Santo António
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Arco da Memória
Lagoas do Arrimal
Praia Jurássica de São Bento

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

ASAE detetou irregularidades nas bombas de combustíveis, mas não especulação
ASAE fez 39 acções de fiscalização junto de revendedores de combustíveis e detectou irregularidades, mas diz não haver especulação de preços, numa altura em os combustíveis estão a encarecer.

Exportações militares crescem por causa da Ucrânia, mas ainda têm peso reduzido
Análise do Banco de Portugal mostra que as exportações de bens com utilização militar estão a subir, com drones e Ucrânia a ganharem importância. Mas o peso deste tipo de bens ainda está abaixo de 1%.

A BMW revelou novo i3, com até 900km e capaz de carregar 400km em dez minutos
Revelado em Munique perante quatro mil funcionários, o novo BMW i3 marca o salto geracional da berlina compacta alemã, apostando na tecnologia para redefinir o prazer de condução.

Burla ligada a casas dos vistos gold acaba com oito detidos
Imóveis devolutos que pertenciam a estrangeiros foram vendidos de forma fraudulenta, com recurso a documentos falsos e a troca de fechaduras.

Palácio Chiado reinventa-se com André Pinto e celebra o 10º aniversário
O restaurante do palácio lisboeta onde nasceu o farrobodó está em festa: além das novidades da recente mudança de chef, há dez visitas temáticas guiadas pela história e arquitectura.

Polymarket contra Kalshi: os mercados de previsão valem milhares de milhões e os fundadores não se suportam
Os dois maiores mercados de previsão do mundo já valem milhares de milhões de dólares. Os seus fundadores “odeiam-se” — e têm visões opostas sobre como a indústria deve crescer.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade