Ilustração sobre a Localidade

Porto de Mós

Porto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 24 342 habitantes.1

É sede de um município com 261,83 km² de área2 e 24 342 habitantes (2011),3 4 subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a norte pelos municípios de Leiria e da Batalha, a leste por Alcanena, a sul por Santarém e Rio Maior e a oeste por Alcobaça.

 

História

Segundo a lenda da Nazaré, o cavaleiro D. Fuas Roupinho, miraculado por Nossa Senhora da Nazaré, em 1182, foi alcaide de Porto de Mós. Segundo outras fontes, venceu um grande exército muçulmano que cercava o castelo, recorrendo ao estratagema de se esconder previamente na serra com parte dos seus homens. Derrotou o inimigo com um ataque surpresa ao seu acampamento, durante a noite.

O Concelho de Porto de Mós foi pertença dos Coutos de Alcobaça em 1230, doado por D. Sancho II influenciando por muitos séculos a vida e os hábitos desta região que mais tarde foi entregue, por D. João I, a D. Nuno Álvares Pereira e á Casa de Bragança, após a decisiva Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385.

Em 1895 O concelho de Porto de Mós foi extinto e passou a pertencer ao concelho de Alcobaça, no entanto este período foi de curta duração, já que em 1898 voltou a ter o estatuto de concelho.

A vila recebeu foral de Dom Dinis em 1305.

 


Património


Castelo de Porto de Mós
Igreja de S. Pedro
Igreja de S. João
Capela de Sto António
Capela de São Jorge
Grutas de Mira de Aire
Grutas de Alvados
Grutas de Santo António
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Arco da Memória
Lagoas do Arrimal
Praia Jurássica de São Bento

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Jerry Seinfeld estreia-se em Portugal no festival dos 25 anos dos Commedia a La Carte
O grupo de comédia de improviso trará o cómico americano a Lisboa, à Meo Arena, no dia 1 de Novembro. O cartaz inclui ainda Clarice Falcão, Cebola Mol, Herman José, Inês Aires Pereira e César Mourão.

PSD pede parecer jurídico para evitar nova ida de Cristina Vaz Tomé à CPI, oposição não desiste
PS diz que PSD está a tentar “esconder” a ex-secretária de Estado da Gestão da Saúde e Chega fala em “manobras dilatórias” para atrapalhar os trabalhos da comissão de inquérito. Votação será amanhã.

Irão apreende dois navios comerciais no estreito de Ormuz
Forças iranianas atacaram três navios comerciais, tendo capturado dois, algo que até agora não tinha acontecido desde o início da guerra. Teerão exige fim do bloqueio dos EUA.

Paul Seixas torna-se no mais jovem ciclista a conquistar a Flèche Wallone
Francês de 19 anos acelerou nos últimos 500 metros, somando a sétima vitória do ano.

Carga fiscal sobre o trabalho aumentou na OCDE, Portugal voltou a ser excepção
Diferença entre o custo assumido pela empresa com um trabalhador e aquilo que ele acaba por receber em termos líquidos diminuiu em 2025 pelo segundo ano consecutivo em Portugal, estima a OCDE.

“Queremos que as bolsas deixem de existir”: mais de 4700 pessoas pedem o fim das bolsas de investigação
Bolseiros de investigação concentram-se nesta quinta-feira à porta do Ministério da Ciência. Pedem o fim das bolsas e a sua substituição por contratos de trabalho — como acontece noutros sectores.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade