Ilustração sobre a Localidade

Salvaterra de Magos

Salvaterra de Magos é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, e à antiga província do Ribatejo, com cerca de 5 500 habitantes.

É sede de um município com 244,74 km² de área e 22 159 habitantes (censos 2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Almeirim, a leste e sul por Coruche, a sudoeste por Benavente e a noroeste pela Azambuja e pelo Cartaxo.

 

Historia


As origens de Salvaterra de Magos são bem antigas, não fosse esta uma região fértil e com diversos cursos de água, como se pode confirmar na vizinha Muge que prima pelos muitos vestígios pré-históricos, e também Romanos. Em Abril de 1383 foi assinado em Salvaterra de Magos o Tratado de casamento entre D.Beatriz de Portugal e D.João I, rei de Castela e Leão.

Em 1542 Salvaterra de Magos é cedida ao Infante D. Luís, que ali mandou construir o famoso palácio real, em cujas tapadas se realizaram grandes caçadas ao javali e se tornaram célebres as corridas de Toiros, tendo aqui ocorrido um episódio histórico: o 7º Conde de Arcos pereceu na arena do Teatro de Salvaterra de Magos, inaugurado por D. José, e seu pai, o Marquês de Marialva vingou a morte do seu filho descendo à arena e matando o touro.

O Paço Real, os esplendorosos Jardins, o Teatro de ópera e a Arena de Touradas foram destruídos num grande incêndio em 1824, restando hoje em dia apenas a Capela Real e as instalações da Falcoaria.

Nesta vila cercada por férteis lezírias povoadas por Cavalos, um dos maiores bens da região, vale a pena conhecer o que ainda resta do Paço Real, nomeadamente a Capela e a Falcoaria, e também a Igreja Paroquial de S. Paulo, datada de 1296, a Igreja da Misericórdia do século XVII, a bonita Fonte do Arneiro de 1711, a grandiosa Ponte Ferroviária Rainha Dona Amélia, segundo projecto de Gustave Eiffel, datada de 1903, e um dos locais mais célebres da localidade, a Praça de Touros de Salvaterra de Magos, inaugurada em 1920 e ainda hoje uma das Praças com mais espectáculos tauromáquicos ao longo do ano.

De destacar é também a é a barragem e albufeira de Magos, localizada na ribeira de Magos, na bacia hidrográfica do rio Tejo, projectada em 1936 com excelentes condições para a prática das mais variadas actividades de lazer e turismo.

Salvaterra de Magos é conhecida pela criação de cavalos e toiros para o quente espectáculo Tauromáquico que aqui encontra as condições perfeitas, de verdejantes férteis campos planos a perder de vista.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Turquia. 1600 quilómetros depois
Istambul, Ancara, Capadócia, Konya, Pamukkale, Éfeso e Izmir. Mais de 1600 quilómetros pela Turquia. Sobre alcatrão, mar, terra, sal e pelo céu da Capadócia. No regresso, a vontade de voltar.

Lewis Lapham (1935-2024), o editor que fez renascer a revista Harper’s
Transformou a Harper’s naquilo a que chamava um “teatro de ideias”, promovendo vozes emergentes como David Foster Wallace, Christopher Hitchens e Fareed Zakaria.

Três zonas termais encerradas na ilha de São Miguel por suspeita de contaminação
Suspeitas de contaminação microbiológica levaram as autoridades de saúde a fechar três zonas termais nos Açores. Só reabrirão após uma “desinfecção de choque” e a realização de novas análises.

A receita… da minha avó: Milanesas com memórias do México
Depois de perder o marido, o chef Hugo Dias Castro, em Dezembro passado, Annakaren Fuentes assumiu a cozinha do restaurante de ambos, O Pastus, e mergulhou nas memórias de uma infância mexicana.

27 de Julho de 1974: a derrota de Spínola
No primeiro Verão da liberdade, os portugueses viviam alheios à guerra de corredores entre militares que levou à descolonização. Direito à autodeterminação foi aprovado há 50 anos.

Para salvar o Mediterrâneo temos de comer mais peixe-leão
Projecto da Mediterraean Conservation Society visa aumentar o consumo das espécies invasoras e predadoras que começaram a vir do mar Vermelho depois da construção do Canal do Suez.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade