Ilustração sobre a Localidade

Constância

Constância é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 900 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 80,37 km² de área1 e 4 056 habitantes (2011),2 3 subdividido em 3 freguesias.4 O município é limitado a norte, leste e sul pelo município de Abrantes e a oeste por Vila Nova da Barquinha e pela Chamusca.

 

Nome da Vila

O nome de Constância só foi adquirido oficialmente em 1833, por intermédio da rainha D. Maria II, que lhe mudou o nome devido ao apoio que a população lhe tinha dado e à sua insistência para mudar o seu antigo nome de Punhete, de que não gostava.5 Precisamente por este última razão, ao invés das então vilas de Angra e da Praia, que acrescentaram apodos relacionados com a sua participação nas Guerras Liberais ao seu nome, ficando respetivamente Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, Punhete alterou totalmente o seu nome em vez de acrescentar um apodo.

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sem a luz da transparência, financiamento dos partidos fica condenado à escuridão das suspeitas
Neste episódio do P24 ouvimos José Fontão, sociólogo, director na área de Prevenção do Branqueamento de Capitais da PwC e líder da Transparência Internacional em Portugal.

As “novas” pupilas do senhor reitor
O que está em causa cheira a mau perder, ou pior, ao desespero de quem está temeroso de um futuro que pode ser embaraçoso, onde não há lugar a pactos com ilegalidades e interesses instalados. Opinião de Henrique Girão

Continua a polémica nas eleições para reitor da Nova: candidatos pedem nova data
Tribunal mandou repetir eleições. Na sexta-feira não houve quórum. O que se passará nesta quinta é uma incógnita. Há candidatos que não vão participar. Reitor espera que seja o fim da “instabilidade”.

Conflito na Universidade Nova: da “guerra dos nomes” à “luta de poder”
“O reitor não é patrão dos directores”, afirma Amaro de Matos. “Há uma crispação como nunca vi”, diz José Alferes. “Retirar autonomia a unidades orgânicas” nunca esteve em cima da mesa, diz reitor.

Europa fora de controlo: o clima extremo de 2025 em 11 gráficos

Análise da Concorrência aos obstáculos da banca divide o sector
Supervisor e quatro associações participaram na consulta ao mercado aberta pela Autoridade da Concorrência sobre os bancos. A Deco é a mais favorável. Já o sector queixa-se e deixa sugestões.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade