Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Há uma ideia tão mitificada da natureza que ganha um estatuto de quase religião”
O arquitecto José António Bandeirinha reclama uma reflexão sobre o que é, afinal, uma cidade. E propõe a defesa do urbano como condição da vida democrática.

Trabalho desenvolvido no Técnico premiado pela Sociedade Europeia de Física
O trabalho premiado explora como regimes extremos alteram o comportamento cinético dos plasmas e dão origem a instabilidades fundamentais que podem gerar emissão de ondas de rádio coerentes.

Ministério Público acusa quatro militares da GNR de sequestrar e agredir menores evadidos de instituição
Militares foram divididos por diferentes postos, mas Ministério Público insiste para que sejam suspensos de funções.

Rosalía interrompe concerto em Milão: “Vomitei aqui atrás. Não consigo continuar”
A artista espanhola só fez metade do espectáculo Lux e justificou a interrupção com uma intoxicação alimentar. “Tentei aguentar até ao fim, mas estou a sentir-me extremamente mal”, lamentou.

Kim e Lukashenko reforçam “amizade e cooperação” entre Coreia do Norte e Bielorrússia
Recebido por Kim na Coreia do Norte, Presidente bielorusso destaca “nova fase” das relações bilaterais. Coreia do Sul aponta para reforço da cooperação trilateral Pyongyang-Minsk-Moscovo.

O triângulo amoroso que agarra o público e agrada quem lucra com as audiências
Todas as Evas precisam de alguém de quem depender. Alguém que alimenta a dependência, directa ou indirectamente, e as faz acreditar que não se segurarão sozinhas. Crónica de Inês Melo

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade