Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Benfica vence Sporting nos penáltis e fica a uma vitória de ser campeão de futsal
Próximo embate entre os dois emblemas será na quinta-feira, em Alvalade.

Agora tenho de saber mais
A curiosidade é um desasossego. É uma insatisfação permanente: é como passar a vida à procura de buracos numa superfície que, para todos os efeitos, parece lisa. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

O Dr. Monte e o Mr. Negro
Luís Montenegro foi Mr. Negro a abrir o congresso e Dr. Monte a fechá-lo. Editorial deDavid Pontes

Ser pobre é triste, ser triste é uma desgraça
“O dinheiro não traz felicidade”, dizem os ricos a caminho das Maldivas, ou os pobres que, sem remédio, se autoconvencem a toque de pão com manteiga e café solúvel. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

Após duas mortes de crianças em contexto familiar, pede-se mais atenção aos sinais de perigo
Morte de criança de quatro anos volta a lembrar riscos associados à violência doméstica. Ex-presidente do IAC defende que é preciso intervir precocemente para proteger menores em famílias em conflito.

NAPA ganha platina dupla no Brasil por “Deslocado” e sonha em tocar no país
Quinteto madeirense recebeu o disco de platina das mãos de Roberta Medina após o show no Palco Super Bock; banda celebra “a união da língua portuguesa” e mira uma turnê pelo país.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade