Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Jornais, um mundo a acabar antes do tempo
A notícia de que praticamente todo o interior do país pode ficar sem acesso à distribuição diária de imprensa é mais um sinal de um mundo que pode acabar mais depressa do que devia. Editorial deDavid Pontes

Inquérito britânico conclui que Putin autorizou o envenenamento do ex-espião Skripal
Inquérito britânico conclui que Putin autorizou o envenenamento de Sergei Skripal em 2018 com Novichok, numa acção imprudente que matou uma inocente e deixou outras pessoas gravemente feridas.

Regulamentação do lobbying: partidos aprovam texto único e permitem actividade aos advogados
Texto final é discutido e aprovado nesta sexta-feira. Só falta entendimento nas sanções aos infractores e na gestão futura da plataforma do registo obrigatório dos lobistas e contactos.

Justiça aproxima Catarina Martins e Cotrim, Saúde e Defesa deixam-nos a léguas
Eurodeputados na corrida a Belém concordaram que o procurador-geral da República deve prestar esclarecimentos ao país sobre o caso das escutas que envolvem António Costa. Saúde e Defesa afastaram-nos.

Líderes europeus exprimem desconfiança sobre os EUA em chamada sobre a Ucrânia
Vários participantes confirmam a veracidade das citações, que mostram que a Europa não está segura da lealdade de Trump a Zelensky. Palácio do Eliseu diz que Macron não usou a expressão “traição”.

Erros infantis ditam “adeus” do FC Porto à Taça da Liga frente ao V. Guimarães
Vitorianos aproveitaram adormecimento da defensiva portista e foram os primeiros a vencer no Dragão esta temporada. Juntam-se a Benfica, Sporting e Sp. Braga na final a quatro da competição.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade