Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director

Marcelo pede mais imigrantes para reconstruir o país. O Governo aceita?
Para garantir que há mão-de-obra para reconstruir casas e empresas, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu a abertura de “um canal de entrada” de imigrantes.

Sobre o Douro e o vinho do Porto. Está no estudo! Qual estudo?
Se o PÚBLICO tem acesso ao estudo completo, e tendo publicado três textos onde se acusam os deputados de populismo e de ignorarem o que lá é dito, talvez fosse bom que disponibilizasse o seu conteúdo. Opinião de Jorge Pinto

As encomendas modernas
Isto das compras pela Internet é uma versão piorada das encomendas de antigamente. É que antigamente podia-se deixar só um sinal. Arriscava-se menos. E o risco era partilhado. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Organizações levam projecto da mina do Barroso ao Tribunal da União Europeia
ClientEarth e associação de Covas do Barroso contestam o estatuto de “projecto estratégico”, acusando Bruxelas de ignorar riscos ambientais graves e falhar na avaliação exigida pela lei europeia.

Timor-Leste aprova donativo de 4,2 milhões de euros de apoio a Portugal
“Apoio financeiro visa contribuir para os esforços de resposta imediata e recuperação das áreas mais afectadas”, lê-se no comunicado oficial do Governo timorense.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade