Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Nem tudo o que brilha é ouro: a enologia das lantejoulas
Usámos madeira nova para criar notas adocicadas, amaciar taninos e “maquilhar” o vinho para ativar rapidamente a dopamina no cérebro. De tal forma que o que devia ser música virou ruído. Opinião de Catarina Cunha

Fundadores da Fitbit criam plataforma de IA para vigiar saúde da família
James Park e Eric Friedman lançam a Luffu, uma ferramenta de inteligência artificial que unifica dados de saúde para ajudar pais e cuidadores a monitorizarem o bem-estar do agregado familiar.

Benfica atrasado no campeonato, mas invicto na elite das Ligas europeias
FC Porto e Sporting integram grupo restrito de seis clubes com apenas uma derrota, a par de AC Milan, Bayern Munique, Borussia Dortmund e PSV Eindhoven.

Contra a “cultura do logo se vê”, Seguro volta em Março para verificar o que se fez
Candidato visitou empresas semidestruídas pelo temporal e prometeu voltar na primeira semana como Presidente para verificar se apoios chegaram. Autarca pede ajuda do Exército para limpar floresta.

A defesa da democracia como precondição de novas lutas sociopolíticas
Independentemente das diferenças ideológicas no campo democrático, mobilizar-se e votar em António José Seguro no próximo dia 8 é um ato de defesa da democracia. Opinião de Manuel Carlos Silva

Homem do Jogo: Luís Esteves, o homem do leme em Barcelos
Há várias caras que associamos ao sensacional Gil Vicente 2025-26. Luís Esteves, o talentoso 10 que joga e faz jogar, pode não ser das mais óbvias, mas é uma das mais importantes.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade