Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Morte de ciclista: como funciona a operação de segurança na Volta a Portugal?
Ciclista galês Finlay Tarling morreu na sexta-feira, após o choque com uma viatura que surgiu no perímetro da prova em sentido contrário. Investigação está em curso.

Nos liames intricados de Yuko Mohri — a maior exposição na Europa da artista japonesa
Entanglements, no Centro Botín, revela um universo artístico onde tudo se encontra interligado.

Lula enfrenta a extrema-direita e o antipetismo
A campanha oficial à Presidência da República, que começa neste domingo, 16 de agosto, vai confirmar um Brasil dividido, em que é difícil prever quem sairá vencedor das urnas em outubro próximo. Opinião de Jorge Oliveira

Autoridades marroquinas dizem ter travado a entrada de centenas de migrantes em Ceuta
Segundo fontes de segurança marroquinas, a intercepção aconteceu nos arredores da cidade fronteiriça de Fnideq, uma zona montanhosa. A maioria dos migrantes impedidos de entrar eram subsarianos.

10 piscinas para mergulhar sem sair da cidade
O convite é para quem fica na cidade em Agosto e procura um programa diferente, da piscina à sauna, passando pela massagem exclusiva num hotel. Aviso: O comum dos mortais tem de fazer um mealheiro.

Alguém assaltou a escola da Rute
Joana Estrela inicia uma trilogia de histórias numa escola a cair aos bocados, em que três amigos são, a cada vez, protagonistas. Na primeira, é a Rute que se destaca.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade