Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O que são as estações de energia portáteis? Como funcionam quando falta a luz?

As estações de energia portáteis são alternativas mais seguras e verdes aos geradores a gasolina para situações de falha de energia eléctrica.

Apoio de 10 mil euros à reconstrução de casas será pago em 15 dias após candidatura
No caso do apoio intercalar de cinco mil euros, sem necessidade de vistoria prévia, o Governo diz que será pago em três dias úteis.

Portugueses cozinham muito em casa porque precisam de poupar dinheiro, diz estudo
O estudo A vida à volta da mesa mostra que a desigualdade de género se mantém na preparação das refeições, tal como nas idas ao supermercado ou na limpeza da cozinha. Tudo a cargo das mulheres.

Educação: o compromisso que falta à democracia
A educação tem perdido prioridade relativa nos orçamentos públicos. A retórica da importância da educação não tem sido acompanhada por um compromisso financeiro e político consistente. Opinião de António Teodoro

Cinco anos depois, foram propostas 388 vagas para desinstitucionalizar pessoas com doença mental
Está aberto novo concurso na tentativa de se chegar à meta inicial de 500 lugares. Na área da psiquiatria forense, Coimbra pede realocação de verbas e ULS de São José próxima de iniciar obras.

Tânia Graça e os ecrãs na infância: “Estamos a ser ingénuos ou a querer desresponsabilizar-nos”
No podcast A Vida não É o Que Aparece convidamos personalidades que têm uma profissão que também passa pelas redes sociais e percebemos que o que vemos é apenas uma amostra de tudo o que são e fazem.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade