Sem FOTO:375

Tradição têxtil da Covilhã inspira exposição na Gulbenkian

A instalação de André Guedes “Prospecto, Cena III, Intervalo e Cena IV”, inspirada na tradição dos lanifícios da Covilhã, pode ser vista até 28 de setembro no Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Trata-se de uma criação que usa papel, tecido e vídeo para reconfigurar a experiência do espaço e do tempo e que fala sobre o tempo de lazer e do tempo de trabalho.

No átrio do CAM encontra-se também um objeto/escultura realizado com tecidos de lã elaborados em fábricas da Covilhã que faliram na década de 80/90 do século passado.

E há ainda um mural documental realizado com fotografias e documentos oriundos de arquivos de coletividades culturais e recreativas da cidade laneira e do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis da Beira Baixa, chamando a atenção para «uma história sem nomes, feita de gestos, de pequenas e de grandes ações, políticas ou pessoais, individuais ou coletivas».

“Prospecto, Cena II, Intervalo e Cena IV” tem curadoria de Rita Fabiana. André Guedes é formado em arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa (1996). Foi artista residente na Cittadellarte-Fondazione Pistoletto (Biella, 2003), no Palais de Tokyo (Paris, 2005-06), na Nosadella-due (Bolonha, 2007) e na Gasworks (Londres, 2011) com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2007 venceu o Prémio de Artes União Latina.

A crítica especializada reconhece que o seu trabalho, «nas fileiras da arte pós-conceptual, avança uma crítica social e política, emprega as ideias (investigando temas históricos e literários) e a informação (inclui nas obras suportes de comunicação, jornais e documentação) como medium, resultando em várias instalações, performances, cenografias e intervenções urbanas».

 

FONTE: Jornal O Interior

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ex-ministro João Costa vai liderar agência europeia da Educação inclusiva
Antigo ministro da Educação tomará posse a partir de 1 de Janeiro de 2025.

Tribunal rejeita providência cautelar contra exploração de lítio em Montalegre
O município de Montalegre tinha apresentado um processo cautelar contra a Agência Portuguesa do Ambiente a pedir a suspensão da eficácia da Declaração de Impacte Ambiental emitida pela APA.

BCE mantém as taxas de juro em 3,75%
Autoridade monetária europeia diz que inflação está dentro do previsto, mas não surpreende e adia para Setembro eventual nova descida das taxas de juro.

BE quer reformas actualizadas no ano seguinte à atribuição e alerta para “injustiça”
Mariana Mortágua fala numa “injustiça” que “não faz qualquer sentido” e que deve ser corrigida no Parlamento.

Como grelhar peixe? Os cozinheiros do “melhor peixe do mundo” respondem
As brasas, o sal, a grelha ideal e o momento de virar o peixe — tudo inquietações para quem não dedica a vida à arte do peixe grelhado. Pedimos dicas aos mestres assadores de Matosinhos.

IL disponível para negociar OE avisa que votará contra se for semelhante aos do PS
Rui Rocha diz que o OE2025 “jamais será o orçamento do país liberal” que o partido “gostaria que fosse”, mas que a IL tentará contribuir com “medidas estruturais” e “pontuais”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade