Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A arrecadação em Lisboa que guarda milhares de moldes da calçada artística portuguesa quer abrir-se ao mundo
Equipa da Câmara de Lisboa pretende que armazém de moldes da calçada artística portuguesa seja para todos: faz visitas, tem base de dados pronta para estar online e quer criar centro interpretativo.

Sem pressão, o Gana de Carlos Queiroz tem “uma missão” a cumprir
Selecção africana, em fase de mudança de pele, mede forças com Inglaterra para decidir a liderança do Grupo L e o apuramento para a próxima fase do Mundial.

A guerra, a casa e o culpado errado
O imigrante é o bode expiatório perfeito, porque desviar a culpa para ele é mais cômodo do que encarar décadas de omissão do Estado. É mais fácil apontar para quem chegou ontem que para quem governa. Opinião de Fábio Pimentel

Despertador: Secretas não foram informadas de ameaças contra Luís Montenegro e Marcelo

Sepultura se despede sem volta. “Arrependimento zero”, diz Andreas Kisser
No Rock in Rio Lisboa, o guitarrista descreve os dois anos que antecederam o fim do grupo, projeta a vida após a banda e confirma o show final para 7 de novembro, no Pacaembu, em São Paulo.

Oeiras será uma das cidades anfitriãs da Science Comes to Town em 2027
Haverá conferências, exposições, projectos de ciência-cidadã, actividades com escolas e festivais, entre outras actividades, ao longo de todo o próximo ano em Oeiras.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade