Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Manoel Carlos (1933-2026), uma assinatura inconfundível na história da telenovela brasileira
Os seus dramas da burguesia carioca (e as suas Helenas) marcaram uma época da Globo, onde chegou pela mão de Jô Soares. Baila Comigo, Por Amor e Laços de Família foram alguns dos títulos mais famosos.

Na Venezuela, polícia morre sob custódia enquanto mais de 800 presos políticos permanecem detidos
Um agente detido por críticas ao regime morreu dois dias após o anúncio de libertações de presos políticos pelo Governo. ONG e oposição contestam os números e denunciam a persistência da repressão.

Polémica sobre pesca de atum em áreas protegidas vai ao parlamento dos Açores
Quase um ano depois da apresentação do projecto de decreto do PS para alterar a RAMPA, o tema é debatido no período legislativo de Janeiro do parlamento, que vai de terça a sexta-feira.

Chega perde vereadora que elegeu em Coimbra. Autarca quer exercer “mandato livre”
Maria Lencastre Portugal vai manter o seu lugar no executivo municipal e critica “procedimentos de articulação política” aprovados pelo Chega, que “não são conciliáveis com o modelo de mandato livre”

Trinta anos depois, os estereótipos sobre homens e mulheres pouco mudaram
Mulheres continuam a ser vistas como cuidadoras e homens como assertivos. “Os estereótipos de género não são ficção”, diz uma das autoras do estudo em que se analisaram dados de há 30 anos e de agora.

Marcelo já votou: “Renovar é a força da democracia e neste caso é a força de Portugal”
Com a campanha para as presidenciais a entrar na segunda semana, realiza-se neste domingo o voto antecipado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade