Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Governo abre a porta à revogação de contratos de arrendamento ao fim de um ano
Maioria das propostas anunciadas pelo executivo, a levar à Assembleia da República, assentam nos novos contratos.

Quando os enólogos também metem o nariz no lúpulo
Da fresca e saborosa Cerveja de Encruzado by Praxis & Carlos Lucas, à Letra de Loureiro de Anselmo Mendes ou à Stout Vintage da Quinta de La Rosa: cerveja e vinho testam caminhos de convergência.

Regime golpista da Guiné-Bissau manda líder opositor para a prisão por tentativa de golpe
Domingos Simões Pereira voltou para a cadeia esta sexta-feira. Processo judicial será manobra de diversão, o grande objectivo será fazer passar a nova Constituição pelo referendo de 30 de Agosto.

A minha sogra não é um boi, ou as sogras já não são o que eram
Preferia uma sogra que me odiasse a uma mulher que não conheço de lado nenhum e que me trata como uma filha. Dizer que a minha sogra não é um boi não tem graça nenhuma. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

“Houve comportamentos” de Portugal que “não concorreram para o melhor desfecho da situação política na Guiné-Bissau”
O eurodeputado Francisco Assis reconhece que António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa não estiveram bem, mas o importante é aproveitar a prisão do líder do PAIGC para chamar a atenção internacional.

Livre vai mudar liderança e discutir se muda o partido
Em congresso neste fim-de-semana, o Livre vai a votos para escolher a nova direcção, com o modelo de partido em debate. A reunião arrancou sexta-feira e termina domingo, com três listas candidatas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade