Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Fim das acampadas pela habitação? Montenegro está a criar um “efeito Maricarmen”

A opinião do redactor principal Amílcar Correia, que tem acompanhado a acampada do Porto.

Curta brasileiro premiado em Portugal mostra floresta que cansou de esperar ser salva
Floresta do Fim do Mundo, de Felipe M. Bragança e Denilson Baniwa, vence melhor curta em língua portuguesa no CineEco, em Seia. Diretor lembra Krenak: indígenas sobrevivem ao fim do mundo há 500 anos.

Decreto usado pela polícia para justificar intervenção nas acampadas levanta dúvidas a juristas
Vigílias com recurso a acampamentos estão protegidas pela jurisprudência internacional, aponta Teresa Violante. Garcia Pereira considera que estamos a assistir a “um problema sério”.

Retiraram as tendas. Querem retirar-nos a pólis
Uma cidade que protege quem nela vive foi desenhada primeiro nas praças. Os protestos não são ruído na democracia. São o seu sistema de alarme. Opinião de Evandro Oliveira

Protestos em Itália: Governo de Meloni dá luz verde à detenção preventiva de menores
Há novos protestos convocados para sábado em Milão. O ministro da Defesa atribui os distúrbios a uma “guerra híbrida” travada no TikTok e nas redes sociais.

Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais aponta 403 formas de promover turismo nos rios
A rede foca-se nos cinco rios peninsulares: Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade