Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Portugal está menos justo para as futuras gerações na habitação, saúde e contas públicas
Actualização do Índice de Justiça Intergeracional é apresentada nesta quinta-feira na Gulbenkian. Actuais gerações estão a deixar algumas áreas da sociedade deteriorar-se, onerando os mais jovens.

Pentágono conclui que Pete Hegseth colocou em risco militares ao divulgar operação no Signal
Secretário da Defesa norte-americano é visado pelo inspector-geral do Pentágono, cujas conclusões devem ser conhecidas ainda esta semana.

“Valor social” e rigor em debate no Dia de Literacia Mediática
Ministro da Presidência reconhece “valor social” dos media em evento que marcou o Dia da Literacia Mediática e premiou jovens jornalistas dos projectos escolares de todo o país.

Seguro vs. Mendes: no essencial, estiveram de acordo e pouco mais há a dizer
Os dois candidatos concordam no diagnóstico, e mal seria se assim não fosse. Crónica de Amílcar Correia

Da Justiça ao trabalho, Mendes e Seguro tentam mostrar quem será mais activo em Belém
Com os “graves” desenvolvimentos da Operação Influencer como pano de fundo, Marques Mendes e Seguro foram à RTP tentar mostrar qual dos dois será o mais pró-activo Presidente da República.

Estudantes mais pobres vão receber “bolsa extra” de 1045 euros no 1.º ano do superior
Alunos com escalão A no secundário vão receber bolsa extra automática no 1.º ano do superior. Quem vive abaixo do limiar da pobreza passará a receber a bolsa máxima ajustada ao custo real de estudar.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade