Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cinco bombeiros feridos após capotamento à saída do quartel da Figueira da Foz
Bombeiros feridos foram transportados para o Hospital da Figueira da Foz.

Homem do jogo: Lekovic chegou, viu e… empatou
O empate arrancado em Braga na compensação salvou o E. Amadora de cair no lugar de play-off. Os dois golos foram marcados por um herói improvável.

Propaganda de guerra usa humor para que violência seja consumida como entretenimento
Ao PÚBLICO, especialistas explicam que o uso do humor para veicular propaganda — como se tem observado na guerra no Médio Oriente — é uma estratégia “muito eficaz”. Mas pode acarretar riscos futuros.

Afonso Eulálio folga de rosa após bis de Vingegaard no Giro
Ciclista português foi quinto na nona etapa e chega ao contra-relógio com 2 minutos e 24 segundos de vantagem sobre o dinamarquês favorito à conquista da Volta a Itália.

Controlo de fronteiras nos aeroportos de Lisboa e Faro volta a causar atrasos
Segundo a PSP, os atrasos verificados nos dois aeroportos foram resultado de problemas informáticos, mas também do “elevado tráfego aéreo”.

Na Amadora, construiu-se um edifício como se fosse “lego” e vai ter rendas reduzidas
Novo prédio com 48 casas municipais na Amadora foi construído em metade do tempo que seria previsto numa obra tradicional. Autarquia lançará concurso para atribuição de fogos neste mês.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade