Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Resultado das eleições na Hungria é “enorme derrota” para Orbán, Trump, Putin e Xi
A vitória de Magyar nas eleições húngaras, o bloqueio americano do estreito de Ormuz e as críticas do Presidente dos EUA ao Papa Leão XIV em análise no episódio desta semana do podcast Diplomatas.

FC Porto em Nottingham, Sp. Braga em Sevilha: como dar a volta a um empate?
“Dragões” e “guerreiros” jogam por um lugar nas meias-finais na Liga Europa depois de empates caseiros (ambos 1-1) na primeira mão.

Amara Quartet estreiam Tempestade, anunciando para Maio o seu primeiro álbum, Lianor

Fernando Santos Pessoa, o arquitecto de campo vai ser doutor
Ao lado de Gonçalo Ribeiro Telles, o novo doutor honoris causa da Universidade do Algarve criou uma “escola” do pensamento ambiental e consolidou o ensino da arquitectura paisagista.

Merai traça com Diz-me as suas Linhas Imaginárias entre o pop e a reflexão espiritual

Deixem o Luís trabalhar para o patronato
O problema real é para quem o Governo trabalha. O diagnóstico de baixa produtividade e salários é correto, mas as soluções extraídas pelo executivo revelam intenções que divergem do interesse comum. Crónica de Bruna Santos

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade