Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Porto: sob pressão da PSP, manifestantes voltam a remover tendas da Praça D. João I
Assembleia Popular votou o regresso da acampada pelo direito à habitação, mas movimento acabaria por desmontar o protesto às 00h30, após conversas com as autoridades.

“A propriedade é o roubo!”
Quem acreditou na promessa, estudou, trabalhou e, mesmo assim, não consegue ter casa, ou mal a pode pagar, percebe que só uma das partes cumpriu o contrato social e acaba, um dia, por dizer não. Opinião de Luísa Semedo

Bruxelas terá de corrigir o que Lisboa não quis mudar?
A União Europeia discute uma reforma da contratação pública precisamente orientada para reforçar a qualidade, a inovação e o valor gerado ao longo da vida útil dos investimentos. Opinião de Alexandre Portugal

Para uns foi Olimpo, para outros foi e é apenas Olympia
O adeus de Jacques Brel ao Olympia, devidamente restaurado, traz-nos a atmosfera de uma sala já com 133 anos de história. Opinião de Nuno Pacheco

Desobedecer nem sempre é crime (e neste caso não é)
As imagens de jovens algemados e detidos, porque se manifestavam (pacificamente), devem repugnar-nos muito. Em nome da liberdade, da segurança e da ordem, todas inscritas na nossa Constituição. Opinião de Cláudia Santos

Mais uma saída no MAI: secretário-geral adjunto para a área eleitoral deixa o cargo
Joaquim Morgado pediu para assumir outras funções no Ministério da Educação. É a terceira saída na Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, tutelado pelo ministro Luís Neves.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade