Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Com menos crianças, parte da UE gasta mais em pré-escolar, mas Portugal não
Relatório Eurydice sobre a educação para a primeira infância foi divulgado há dias. Numa década, a Europa perdeu cerca de dois milhões de crianças até aos seis anos.

Quem foi a “muleta” do Governo no Parlamento desde Junho? Chega e PS quase empatados
Chega votou a favor de 20 das 26 propostas de lei já aprovadas e o PS de 13, abstendo-se em nove. Socialistas só foram fundamentais quando o Chega falhou no Orçamento do Estado para 2026.

O Tribunal Constitucional e a defesa silenciosa do Estado de direito democrático
Sem fazer alarde, Portugal havia incluído nas mudanças na Lei da Nacionalidade a possibilidade de retirada da cidadania portuguesa por manifestações ou críticas contra o Governo de plantão. Opinião de Amanda Rattes

Macron anuncia reunião dos aliados de Kiev no início de Janeiro
Reunião terá como objectivo discutir garantias de segurança para Kiev, no âmbito de um acordo de paz com a Rússia.

“Cabe ao Norte decidir o Norte”: António Cunha desafia influência de partidos na CCDR
O actual presidente da CCDR-Norte recandidata-se ao cargo, tendo como adversário Álvaro Santos, nome indicado pelo PSD, fruto de um acordo com o PS para distribuir as presidências entre os partidos.

Candidaturas ao apoio estatal à compra de veículos eléctricos já estão abertas
Período de candidatura decorre até 12 de Fevereiro de 2026 “ou até que se esgote a dotação disponível” de 17,6 milhões de euros. Candidaturas devem ser apresentadas no site do Fundo Ambiental.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade