Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Congressista democrata atingida com líquido durante discurso em Minneapolis
A congressista de origem somali, que representa Minneapolis, tem sido alvo de ataques verbais de Donald Trump, defende a destituição do Presidente e da secretária de Segurança Interna.

A Mattel aproveita sucesso de Guerreiras do KPop e lança linha de bonecas
Guerreiras do KPop é o filme mais popular da Netflix de sempre, com mais de 500 milhões de visualizações desde o seu lançamento em Junho.

ADN anuncia apoio a André Ventura na segunda volta
Em comunicado, o partido revelou que o apoio foi aprovado pelo Conselho Nacional e que André Ventura se comprometeu com “linhas vermelhas” em alterações à Constituição.

Joachim Trier: “O cinema é uma arte saída do século mais grotescamente violento”
Uma casa familiar ao longo do século XX: Joachim Trier memorialista, reflexivo, eis o tal cinema como o conhecemos. Valor Sentimental é o “filme europeu do ano”, segundo os prémios.

Ciclone bomba da Kristin varreu o país, mas não quebrou recordes. “O pior já passou”
Depressão que envolveu um fenómeno de “ciclone bomba” passou por Portugal esta madrugada, mas já está em Espanha. O IPMA espera que o mau tempo alivie.

António Pinho Vargas homenageado no II Festival Internacional de Jazz de Oeiras
O compositor e pianista português vai estar em foco no festival que decorre entre 18 e 19 de Fevereiro. Na segunda parte do concerto, a sua obra será revisitada por músicos de outras gerações.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade