Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ir à escola, ao médico, arrendar casa: quatro partidos querem resolver vida de apátridas
PSD, PS, Livre e BE apresentaram projectos legislativos para regulamentar estatuto de apátrida pendurado desde 2023. 

Tráfico humano no Camboja: o caso da jovem influenciadora Umi
Wu Zhenzhen, conhecida por Umi nas redes sociais, foi encontrada ferida e confusa nas ruas de Sihanoukville, no Sul do Camboja. Estava desaparecida desde o final de Dezembro.

Miranda Sarmento com “esperança” que excedente em 2025 seja superior ao previsto
Meta de excedente orçamental de 0,3% do PIB em 2025 poderá vir a ser superada, afirmou o ministro das Finanças na audição parlamentar em que participou esta quarta-feira.

Nicole Kidman e Keith Urban assinam divórcio e prescindem da pensão de alimentos
É o ponto final de um casamento de 19 anos, que teve um fim pacífico e rápido. Nem a actriz, nem o cantor pediram pensão de alimentos para as duas filhas, Sunday Rose e Faith Margaret.

Presidente de Portugal assina decreto que reconhece carteira brasileira de motorista
Acordo de reconhecimento das carteiras de habilitação de brasileiros em Portugal e de portugueses no Brasil havia sido assinado em setembro de 2023 e só agora foi efetivado.

A pedagogia da proibição e o perigo da censura digital
É imperativo mudar o paradigma, proteger as nossas crianças e jovens adultos de que o exagero e absurdo das redes sociais não se resolve com um “botão de desligar” imposto por decreto. Opinião de Marco Bento

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade