Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

APA tem dois dias para preparar albufeiras para “semana muito complicada”
Durante o fim-de-semana serão preparadas as albufeiras para ganharem encaixe, tendo em conta os picos de chuva previstos para os dias seguintes.

EUA: Senado aprova financiamento do Governo até Setembro, excluindo Segurança Interna
Aprovação do orçamento para o Departamento de Segurança Interna está dependente da discussão de alterações às políticas anti-imigração da Administração Trump.

O aparelho obediente
Dantes gozavam comigo por não andar com o telemóvel. Mas eu prefiro deixá-lo na mesa de leitura. Quando dou as minhas voltas, o meu objectivo não é atender chamadas: é andar à vontade. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Leiria: Numa catástrofe não se pode confiar neste Governo
Depois de uma desvalorização inicial, o Governo acordou tarde para o que se passava a uma centena de quilómetros de Lisboa.

Uma tempestade, duas abordagens. Da reserva de Seguro à mediatização de Ventura
A tempestade Kristin continua a trocar as voltas da campanha eleitoral e os dois candidatos têm seguido rumos diferentes: Seguro visita os territórios sozinho, Ventura convoca os jornalistas.

O preço de uma certeza
O que leva algumas pessoas a acreditar na desinformação enquanto outras desconfiam dela? Trabalho desenvolvido em conjunto pelo PÚBLICO e pelo Medialab no projeto Upstream dá algumas luzes sobre isso.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade