Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

EUA fazem alerta em português a imigrantes: “Trump vai te jogar na cadeia”
Publicação do Departamento de Estado também foi replicada em outros idiomas, como inglês e espanhol. Declaração reflete a ampla repressão da Casa Branca a estrangeiros, muitos vistos como criminosos.

Portugal vai a votos para escolher o novo Presidente da República
Urnas estão abertas até às 19h. Há 11 candidatos na corrida e as probabilidades de uma segunda volta, a 8 de Fevereiro, são altas.

Exército sírio diz ter tomado controlo de cidade estratégica controlada por curdos
Ahmad Al-Sharaa, presidente islamista, estende o seu domínio a novas partes da Síria e avançando após combates apesar dos apelos internacionais para cessar a ofensiva.

Palcos da semana: um Inverbo com Dino, a turma, jogos e O’Malley
Vêm aí um concerto de Stephen O’Malley, a nova dança de Marlene Monteiro Freitas, Class Enemy por Manuel Tur, o novo álbum de Abrunhosa e Dino D’Santiago artista visual.

Lema do novo Instituto Gulbenkian de Estudos Avançados é total liberdade para pensar
Mais de 450 académicos de todo o mundo candidataram-se a uma nova iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian: ter tempo para dar largas ao pensamento. Em Abril serão anunciados os dez seleccionados.

Meir Margalit: “Estão reunidas as condições em Israel para uma guerra civil”
Há 50 anos, o historiador Meir Margalit chegou a Israel como sionista de direita. Depois, combateu no Exército e ajudou a fundar um colonato em Gaza — hoje é uma referência da esquerda pacifista.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade