Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Jogadores em fuga e loucura total no triunfo do Senegal na CAN
Tudo aconteceu na final da Taça das Nações Africanas vencida pelo Senegal. Houve jogadores a fugirem do relvado, um penálti à Panenka falhado e triunfo da equipa que tinha decidido desertar do jogo.

Catarina de “olhos bem abertos” a votar Seguro para “derrotar extrema-direita”
Catarina Martins assume derrota, mas vê Marques Mendes e Montenegro sob “hecatombe”. José Manuel Pureza quer mobilização total do partido para derrotar André Ventura na segunda volta.

Um homem com qualidades
É afinal do mundo dos partidos que emergirá um Presidente que nada deve a ninguém. Opinião de Pedro Norton

Marques Mendes: “Os portugueses escolheram e não me escolheram a mim, não guardarei mágoa ou rancor”
Marques Mendes começou por assumir a responsabilidade pelo resultado e garantiu que não ia apoiar nenhum candidato na segunda volta.

O patinho feio do PS é agora um cisne
Seguro não precisa para nada dos barões socialistas. A vingança do PS de António Costa tardou mas chegou. Opinião de João Miguel Tavares

Montenegro: “O PSD foi escolhido para governar Portugal e não emitirá nenhuma indicação de voto para a segunda volta”
Luís Montenegro explicou que a “conclusão que o PSD retira desta eleição é que o seu espaço político não estará representado na segunda volta.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade