Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Os desafios climáticos para 2026
Cenário atual, com recuo de vários países nas políticas de redusção do uso de combustíveis fósseis, exige esforço extra da Organização das Nações Unidas (ONU) e de defensores do clima. Opinião de Júlia Fonteles

Trinta mulheres saem em defesa de Cotrim após denúncia de assédio
Cotrim Figueiredo diz que a denúncia de assédio sexual é “absolutamente e completamente falsa” e que vai avançar com uma queixa-crime, declarando-se de “consciência absolutamente tranquila”.

A campanha marcada por uma tracking poll espera mais luz da sondagem de hoje
Contamos com a participação neste episódio de Paulo Alexandre Pereira, professor do departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

De olhos bem fechados
A única resposta possível à derrocada da ordem global dos últimos 70 anos está, mais uma vez, bem à frente do nosso nariz. E essa resposta tem um nome, que não me canso de repetir. Opinião de Pedro Norton

Vai fermosa e não segura
Há um candidato da segura panaceia dos pactos para a solução dos problemas dos portugueses, em que, seguramente, faltará um pacto para ficarmos, exatamente, onde estamos. Opinião de Fernando de Melo Gomes

CP admite ajustes no passe ferroviário para corrigir “viagens-fantasma” nos Intercidades
“Mais de 50.000 utilizadores por mês” do novo título fazem disparar procura no serviço regional e no Intercidades. “Viagens-fantasma” e 20% da frota da CP encostada ajudam à pressão sobre oferta.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade