Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Pyongyang denuncia incursão de drone e diz que Seul vai “pagar um preço alto”
Pyongyang afirmou que o aparelho tinha como objectivo “fazer o reconhecimento da zona”, através de duas câmaras de vídeo que recolheram imagens ao longo de sete minutos. Seul já rejeitou as acusações.

A Gronelândia como teste à coerência climática europeia
Insistir numa leitura predominantemente securitária da Gronelândia é ignorar a natureza do desafio. Opinião de Teresa Barros Cardoso

Há três séculos um furacão atingia Lisboa. Sim, leu bem
A série de observações meteorológicas diárias instrumentais mais antigas da Península Ibérica tem três séculos. Durante esses registos em Lisboa, de alguns meses apenas, um furacão atingia o país.

Conselho de Segurança da ONU reúne-se a pedido de Kiev após ataques russos
A informação consta da agenda do Conselho, que foi alterada e publicada na sexta-feira à noite, após a utilização por Moscovo do míssil de última geração Oreshnik.

Ainda 2026 está a ganhar balanço e já é indiscutivelmente o Ano dos Panados

Babá morta pela patroa em Portugal pode ser enterrada como indigente
Família ainda não conseguiu recursos, cerca de 10 mil euros, para levar o corpo de Lucinete Freitas para o Brasil. Prazo para remoção é de até 45 dias após a liberação pela Polícia Judiciária.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade