Ilustração sobre a Localidade

Casa de Chá e Museu de Arte Nova de Aveiro

Casa em estilo Arte Nova de extremo requinte e elegância nas suas formas

Construída entre 1907 e 1909, esta casa em estilo Arte Nova, manifesta extremo requinte e elegância nas suas formas, que traduzem uma linguagem harmoniosa desde o piso térreo com a porta em linhas curvas assimétricas até à imperial águia que contempla a ria de Aveiro do topo do edifício. Os portões de ferro forjado ornamentados com flores amarelas, a fachada em relevo, pintada em azul celeste, os azulejos com motivos alusivos à flora e à fauna em harmonia com a natureza, as janelas amplamente rasgadas em movimentos curvos deixando penetrar a luz, convidam a uma viagem pelo mundo do estilo Arte Nova.

Esta casa, outrora morada do major Mário Belmonte Pessoa, rico e ilustre comerciante ligado à importação do cacau,  tem a assinatura dos arquitectos Francisco Augusto da Silva Rocha e Ernesto Korrodi, reflectindo o manifesto bom gosto do estilo Arte Nova, que se instalou em Portugal no início do sec. XX durante um período de intensa industrialização e construção. Actualmente, o edifício funciona como centro interpretativo de uma extensa rede de motivos Arte Nova disseminados pela cidade de Aveiro com a colaboração do pelouro da cultura da Camara Municipal, integrando um roteiro onde constam os edifícios que marcaram este estilo. 

No primeiro andar, existe uma exposição permanente sobre os conceitos da Arte Nova e a sua presença em Portugal. O segundo piso destina-se a exposições temporárias, tendo já sido exibidas várias mostras de design contemporâneo inspirado na Arte Nova, sobretudo de joalharia, mas também de produtos de beleza como os da Ach Brito e Claus Porto.

Durante o dia, convidando à degustação de um doce tradicional da região, a Casa de Chá funciona no piso térreo, numa sala revestida a azulejos de lírios azuis, com cadeiras e sofás da centenária Thonet, conhecida por ter integrado o movimento Arte Nova europeu com o seu mobiliário em madeira moldada. 

À noite, o mesmo piso transforma-se num bar  e o ambiente Arte Nova mantem-se e prolonga-se até ao pátio, nas traseiras do edifício, de onde se pode contemplar, da esplanada, os diferentes elementos decorativos que o estilo oferece até ao mais ínfimo detalhe.

O Núcleo Arte NovaMuseu da Cidade de Aveiro localiza-se na Rua Barbosa de Magalhães, 9-11 em Aveiro

 

Horário

Terça a Quinta das 9h30 às 14h00
Sexta e Sábado das 10h00 às 15h00
Domingo das 10h00 às 21h00

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vance ao lado de Trump é uma má notícia para a Ucrânia
O candidato republicano a vice-presidente é uma das vozes mais estridentes na oposição ao apoio norte-americano a Kiev. O senador defende negociações que comprometem soberania da Ucrânia.

Novo Governo britânico apresenta plano para “tirar o pé do travão” do Reino Unido
Carlos III leu o programa do executivo trabalhista de Starmer, que inclui a habitação, a economia, a transição energética e as infra-estruturas nas prioridades para o país alcançar a “estabilidade”.

Governo apresenta proposta de alteração do sistema de avaliação dos médicos
Secretário-geral do SIM, Nuno Rodrigues, diz que sistema está completamente desadequado e torna o sector da saúde privado e o estrangeiro atractivos para o início da carreira dos médicos.

Montenegro cancela viagem a Oxford por estar com gripe, mas recebe partidos na sexta-feira
O PÚBLICO confirmou junto do gabinete do primeiro-ministro que Montenegro está engripado. Por essa razão, o também líder do PSD foi obrigado a cancelar presença numa cimeira em Oxford.

Inaugurado espaço em Lisboa para acolher quem vive na rua há menos de um mês
Carlos Moedas aproveitou a iniciativa para recordar a abertura do projecto “Unidade Municipal de Emprego e Autonomia”, em Março deste ano, que apoia 15 pessoas.

No Vale da Mata as vinhas são podadas duas vezes por ano
Na apresentação dos novos Vale da Mata falou-se de uma técnica que atira as vindimas para Novembro, de forma a termos vinhos frescos e menos alcoólicos. É a engenharia face às alterações climáticas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade