Ilustração sobre a Localidade

A Serra da Freita: a Frecha da Mizarela e o fenómeno das Pedras Parideiras

Frecha da Mizarela

Esculpida na rocha, a frecha que atira a água em catarata é tão imponente e intensa como o impacto visual que provoca a quem a contempla.  É alimentada pelas águas do rio Caima, e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo uma das mais altas da Europa. Localiza-se na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, Área Metropolitana do Porto, Distrito de Aveiro. Junto, existe um miradouro de onde se pode contemplar esta queda de água em todo o seu esplendor, considerado o ex-líbris da serra. Em alternativa, pode ser observada a partir do lugar da Castanheira, do outro lado da encosta onde se pode observar o fenómeno geológico das Pedras Parideiras.


A Frecha da Mizarela foi cenário do romance intitulado "Mulheres da Beira", de Abel Botelho, e integra um dos percursos dos inúmeros trilhos que a serra oferece, segundo uma atmosfera bucólica onde a natureza se encontra no seu estado mais puro.  

legenda: percurso pedonal

 

Pedras Parideiras

O fenómeno geológico é raríssimo, e consiste em nódulos de forma oval, formados por biotite (mica preta) na camada externa, com um núcleo de quartzo e feldspato potássico, que se concentraram ainda na fase magmática da rocha, e se destacam dum bloco de granito, por efeito da erosão e dos impactos térmicos. É assim que os habitantes do lugar chamam a este fenómeno quando as pedras se desprendem da rocha mãe: pedras parideiras. Simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, estando ainda presente nas populações locais, acreditando que, dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada, aumenta a fertilidade. Este fenómeno geológico, apenas se pode observar em Portugal e na Rússia. As pedras que se soltam têm dimensões que variam entre 1 e 12 cm, deixando uma concavidade na rocha-mãe para se espalharem à sua volta.

A serra da Freita tem como altitude máxima 1.085 metros  (pico de São Pedro Velho) e faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada e a serra do Arestal.

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Uma história veneziana
Se calhar, foi o outro que perdeu a semana. Se calhar, foi o outro que fez o que não queria, e que teve de trabalhar para fingir que queria aprender, e fingir que estava agradecido. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

O último apelo de Marcelo a entendimento do bloco central para reforma da justiça
Presidente da República deverá usar derradeira presença na abertura do ano judicial para tentar que PSD e PS se entendam na metodologia para actuar no sector.

Inédito na laicidade do Estado: Igreja não foi convidada para abertura do ano judicial
Decisão foi tomada por presidente do Supremo Tribunal de Justiça, procurador-geral da República e bastonária dos advogados, todos eles católicos.

O Estado, os liberais e o motor da inovação
Ao contrário do que sugere Paes Mamede, muitos liberais reservam ao Estado um importantíssimo papel que vai muito para além das funções de soberania. O que dizem é que não deve planificar a economia. Opinião de Martim Avillez Figueiredo

Os extremos tocam
O centro que Rio queria disputar com Costa parece deslocar-se para direita e Montenegro acompanha-o, crente que dessa forma satisfaz a maioria que um dia conquistará nas urnas Editorial deDavid Pontes

Moçambique: Mondlane anuncia disponibilidade e exigências para “pacificação nacional”
Venâncio Mondlane regressou a Moçambique na quinta-feira, após dois meses e meio fora do país, alegando questões de segurança, e não reconhece os resultados anunciados das eleições de 9 de Outubro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade