Ilustração sobre a Localidade

A Serra da Freita: a Frecha da Mizarela e o fenómeno das Pedras Parideiras

Frecha da Mizarela

Esculpida na rocha, a frecha que atira a água em catarata é tão imponente e intensa como o impacto visual que provoca a quem a contempla.  É alimentada pelas águas do rio Caima, e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo uma das mais altas da Europa. Localiza-se na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, Área Metropolitana do Porto, Distrito de Aveiro. Junto, existe um miradouro de onde se pode contemplar esta queda de água em todo o seu esplendor, considerado o ex-líbris da serra. Em alternativa, pode ser observada a partir do lugar da Castanheira, do outro lado da encosta onde se pode observar o fenómeno geológico das Pedras Parideiras.


A Frecha da Mizarela foi cenário do romance intitulado "Mulheres da Beira", de Abel Botelho, e integra um dos percursos dos inúmeros trilhos que a serra oferece, segundo uma atmosfera bucólica onde a natureza se encontra no seu estado mais puro.  

legenda: percurso pedonal

 

Pedras Parideiras

O fenómeno geológico é raríssimo, e consiste em nódulos de forma oval, formados por biotite (mica preta) na camada externa, com um núcleo de quartzo e feldspato potássico, que se concentraram ainda na fase magmática da rocha, e se destacam dum bloco de granito, por efeito da erosão e dos impactos térmicos. É assim que os habitantes do lugar chamam a este fenómeno quando as pedras se desprendem da rocha mãe: pedras parideiras. Simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, estando ainda presente nas populações locais, acreditando que, dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada, aumenta a fertilidade. Este fenómeno geológico, apenas se pode observar em Portugal e na Rússia. As pedras que se soltam têm dimensões que variam entre 1 e 12 cm, deixando uma concavidade na rocha-mãe para se espalharem à sua volta.

A serra da Freita tem como altitude máxima 1.085 metros  (pico de São Pedro Velho) e faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada e a serra do Arestal.

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Já que aqui estou
É uma qualidade humana tirar partido das circunstâncias. Chama-se aproveitar. É a melhor filosofia de vida que se pode ter: já que me obrigaram a vir para aqui, mais vale eu tentar divertir-me. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

A xenofobia estratégica de Passos Coelho
Tudo isto é profundamente lamentável. Mas pode dar-se o caso de ter alguma utilidade. Opinião de Carmo Afonso

“Trabalho para estudar”: Com 22 anos, Bárbara vive num bairro social
Conhece a história de Bárbara Pereira, uma das 30 mil pessoas que vive no parque de habitação pública no Porto. O P3 dá destaque às outras histórias das Legislativas 2024.

Como podes ser membro de uma mesa de voto?
Sabes em que consiste ser-se membro de uma mesa de voto? E afinal, quais são as funções, os requisitos e os direitos de quem exerce estas funções?

Podcast. Portugal é um país de imigração de portas escancaradas? AD tem medo
A campanha da Aliança Democrática ganhou com a aparição de Passos Coelho?

Montenegro pisca o olho aos “desiludidos” do PS e aos que estão atraídos pelo Chega
Num comício na Covilhã, o líder da AD diz que, se não cumprir os compromissos sobre pensões, abandona o cargo de primeiro-ministro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade