Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Basquetebol: Sporting supera FC Porto e conquista Taça de Portugal
“Leões” chegam aos nove troféus, vingando a derrota de há um ano frente aos “dragões”.

Autoridades encontram duas embarcações abandonadas no rio Mira com jerricãs de combustível
As duas embarcações vão ser investigadas pela PJ.

Na Micam, a incerteza mundial mantém-se na sombra do calçado português
Empresas portuguesas queixam-se de quebra nos negócios face à mudança e à instabilidade económica. Joseli fala de quebra de metade da produção, enquanto a Fábrica de Calçado da Mata perdeu 2 milhões.

Incêndio em armazém em Óbidos fere cinco bombeiros
O incêndio, que deflagrou pelas 14h deste domingo, está a consumir um armazém de fruta na freguesia de Usseira, em Óbidos.

Daniel Vorcaro assombra Brasília
O escândalo do Banco Master, que foi liquidado pelo Banco Central, continua latente na capital brasileira, deixando políticos de todas as matizes em constante sinal de alerta. Opinião de Sílvia Caetano

Ao Estado a que chegámos
Os ministros sucedem-se, mas continuamos sem aprender, sem antecipar e sem prevenir. A pergunta que os portugueses acabarão por fazer é inevitável: que Estado é este a que chegámos, afinal? Opinião de Miguel Jerónimo

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade