Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Bombardeamentos fazem pelo menos seis mortos em Kiev
Registaram-se ainda danos em edifícios, uma escola e estabelecimento médico.

Despertador. o resumo da manhã

Dois incêndios mobilizam mais de 900 bombeiros
Ocorrências continuam concentradas na zona Norte do país. Em Arouca, incêndio junta mais de 500 operacionais.

O justo preço do que mais vale — e é invisível — nas empresas
Marca, reputação, capacidade de atrair talentos, rede de distribuição e comportamento da liderança estão entre os inúmeros ativos intangíveis com potencial de elevar o preço de mercado de uma empresa. Opinião de Suzane Veloso

População mundial em autocracias sobe para 74%, EUA perdem estatuto de democracia liberal
Há mais regimes autocráticos do que democráticos no mundo. Apenas 7% da população mundial vive numa democracia liberal, categoria que os EUA perderam sob a liderança de Donald Trump.

Comprovada hipótese de Charles Darwin sobre plantas carnívoras
Observações de campo e amostras de plantas permitiram que um grupo particular de plantas com flor, característico de ambientes montanhosos, pode ser carnívoro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade