Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Deus agora é o planeta
Para explicar o que era Deus no princípio do século XVI é preciso identificar o Deus do século XXI: é o nosso planeta. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Cavaco Silva e Montenegro, a mesma luta (mesmo?)
A principal diferença entre Cavaco e Montenegro reside no perfil ético do chefe de Governo. Opinião de Pedro Adão e Silva

Hjulmand teve cabeça para guiar o Sporting nos Açores
Dinamarquês marcou o golo do triunfo “leonino” na compensação frente ao Santa Clara por 1-2. Açorianos estiveram na frente e causaram muitos problemas ao bicampeão.

Jogador do Benfica acusado de partilha ilegal de vídeo sexual com menores
Futebolista norueguês assume a culpa, pede desculpa e mostra arrependimento. Será julgado ainda este mês e diz contar com uma pena suspensa.

Portugal conquista bronze em trampolim individual por equipas no Mundial
Competição está a decorrer em Espanha.

Viana do Castelo quer ser “a cidade dos jogos” e está a fazer por isso
VianaCon, a Convenção dos Jogos de Tabuleiro Modernos, está a decorrer na cidade desde sexta-feira. Organização espera mais de 3000 entusiastas do jogo não digital.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade