Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

International Board em busca do tempo perdido no futebol
Organismo que tutela as leis do jogo reúne-se neste sábado, em Gales, para decidir diversas medidas contra o desperdício de tempo nos jogos.

Despertador: Lei não trava troca de advogados de Sócrates. Paquistão em guerra com o Afeganistão

Uma Europa dividida entre a proteção de dados e a monitorização digital
A Europa orgulha-se de proteger a privacidade. Mas até que ponto pode criar exceções em nome da segurança sem pôr em causa o próprio princípio que diz defender? Crónica de Miguel Tomás Gomes

Aqueles que correm em direcção às balas
O mundo que se conta a partir do que se diz. Crónica de António Rodrigues

Autarquias desafiadas a banir anúncios a combustíveis fósseis em espaços públicos
Carta aberta da Zero e do Conselho Português de Saúde e Ambiente pede à Associação Nacional de Municípios que sejam proibidos nos espaços públicos anúncios associados a combustíveis fósseis.

Lisboa a arder ou como um derby pode ficar empatado duas vezes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade