Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Quando chega a primavera, os os rebanhos de cabras e ovelhas começam a subida da serra do Rabaçal. Esta é a altura escolhida pois é quando surge a erva de Santa Maria, que dá um paladar especial ao queijo da Serra do Rabaçal.

Sua paisagem é composta por grandes campos relvados separados por muros de pedra de outros de cultivo e diversas manchas florestais dispersas. Este habitat singular abriga diversas espécies cinegéticas como perdizes, coelhos e lebres. Observando tudo do céu, encontramos com frequência aves de rapina como o milhafre.

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

Serras envolventes

As serras envolventes, e em especial o Rabaçal, são bem características da região Centro. No verão o amarelo queimado das gramídeas contrastando com o verde pálido das oliveiras. No inverno os tons mudam para cores mais vivas, onde o verde assume todo o seu explendor. Como que a dividir os diversos campos, estão os pequenos muros de pedra, que os camponeses vão criando com as pedras que teimam em surgir do solo rochoso.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cinco organizações criam rede para ajudar jovens “nem-nem” a arranjar trabalho
Lançada esta terça-feira pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Rede Empregar quer utilizar “abordagens muito diferentes” para formar e empregar 3438 de jovens portugueses.

Sindicato critica ULS do Alto Ave por proibir férias acordadas a médicos de família
Sindicato afecto à Federação Nacional dos Médicos fala numa “tentativa inaceitável de compensar falhas de planeamento”.

Inteligência artificial da Meta enganada para entregar contas de Instagram
O assistente virtual baseado em IA, que devia ajudar os utilizadores, foi enganado para dar acesso a contas alheias.

Sondagem revela divisão geracional sobre o amor e a IA. Asiáticos são menos cépticos
O continente asiático está mais aberto à aceitação da tecnologia para melhorar a vida amorosa. Na Indonésia, por exemplo, metade dos inquiridos acredita que a IA pode ser útil nas relações.

Portugal continental com chuva e vento a partir de hoje: temperaturas descem até sete graus
Espera-se uma descida de temperaturas associada a ventos fortes a partir desta terça-feira em Portugal continental. Mínimas devem rondar os 11 graus Celcius, com máximas a 26 graus.

Trump poderá recuar no plano de criar fundo milionário para compensar os seus aliados
O fundo, considerado um esquema para recompensar os aliados do Presidente com dinheiro público, gerou críticas de democratas e republicanos. Trump está a pensar em deixá-lo na gaveta.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade