Ilustração sobre a Localidade

Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima começou a ser contruído em 1928, altura em que se ergeu a Basílica da Cova da Iria, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquitecto holandês G. Van Kriecken, vindo a ser sagrada em 1953.

O altar-mor apresenta vitrais com algumas das cenas das aparições e um quadro onde está representada a mensagem que Nossa Senhora transmitiu aos pastorinhos.

As estátuas dos Apóstolos do Imaculado Coração de Maria estão colocados nos quatro cantos da Basílica. O simulo do Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, encontra-se na capela-mor. Os túmulos dos Pastorinhos Jacinta e Francisco Marto encontram-se no lado nascente.

Gastronomia

A Serra de Aire oferece uma gastronomia rica que enche os olhos e abre o apetite. É indispensável provar os queijos caseiros de Seiça, o carneiro à Vale Travesso, o Coelho à Bruxa, o Ensopado de Borrego de Vilar de Prazeres e os Bolos de Arco de Ourém. Não deixe de experimentar os vinhos brancos de Alburitel.

Serra de Aire

A Serra de Aire limita o concelho a sul. A presença de grandes afloramentos calcários e de uma flora autóctone única permite que seja uma área protegida e integrada no Parque Natural das Serras de Aire Candeeiros (PNSAC).

Nesta serra quase tudo é pedra que se eleva em cumes agrestes cobertos de vegetação rasteira e oliveiras. Os matos permitem também a presença de falcões e águias que por ali voam e caçam livremente.

O verde da vegetação é interrompido pelos muros de pedra que dividem as propriedades e que serviram para limpar o terreno para que pudesse ser usado na agricultura. Estas construções resultam num rendilhado onde o verde das culturas contrasta com o cinza das pedras.

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

Aparição de Nossa Senhora

A Nossa Senhora aqui apareceu em 1917, a 2.5 Km de Fátima, no sítio denominado Cova da Iria, pedindo penitência e rezas para o seu povo da terra. A cidade é um centro de espiritualidade. Milhões de peregrinos rumam a Fátima todos os anos.

Das histórias religiosas desta terra ficaram as aparições. No dia 13 de Maio de 1917, três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta andavam com o seu rebanho. De um momento para o outro, em cima de uma pequena azinheira surgiu uma luz brilhante e intensa que envolvia uma linda senhora. 

História

O nome original deste Concelho foi Abdegas até o século XII. Com a expulsão dos Mouros por Dom Afonso Henriques em 1136, foi alterado para Aurem e finalmente Ourém.

O nome Ourém terá derivado de uma lenda que envolve uma linda moura. Estando apaixonada pelo cavaleiro templário Gonçalo Henriques, a moura converteu-se ao cristianismo e tomou o nome de Ouriana. 

Auren era o nome do castelo que, em 1136, D. Afonso Henringues tomou aos mouros. Em 1180 foi concedido o primeiro foral dado por D. Teresa, filha do rei conquistador. O Conde Andeiro, segundo Conde de Ourém, foi o responsável pela assinatura do Tratado de Aliança entre Inglaterra e Portugal, em vigor até aos nossos dias.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Defesa: uma despesa que parece inevitável
Com um historial de execuções orçamentais sempre abaixo do previsto e uma guerra na Europa, os apelos para um aumento dos gastos têm vindo a ganhar palco. Editorial deMarta Moitinho Oliveira

Cartas ao director

Sebastião Bugalho entre eurodeputados impedidos de entrar na Venezuela
Delegação do Partido Popular Europeu ia acompanhar as eleições presidenciais venezuelanas, mas foi impedida de entrar no país.

Porque é que na “geração mais preparada de sempre” a ignorância cresce
A ascensão da ignorância agressiva e o ataque ao saber são perigosos para a democracia e liberdade. Opinião de José Pacheco Pereira

Comissões de inquérito
Este inquérito ao “Caso das Gémeas” é o mais recente exemplo de aviltamento de uma nobre faculdade, a de representar e apurar a verdade. Opinião de António Barreto

Vandalismo em Angola
A nova lei sobre vandalização dos bens públicos em Angola tem um enorme efeito intimidatório, alimentando, ainda mais, o paralisante medo das autoridades. Opinião de Francisco Teixeira da Mota

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade