Sem FOTO:422

Os claustros da Sé de Coimbra

Sé Velha

As obras de construção do claustro da sé velha de Coimbra têm início em 1219 no reinado de D. Afonso II, no lado sul do templo.

A sua arquitectura obedece ao estilo de transição do românico para o gótico, predominando o último. 

O claustro da Sé Velha caracteriza-se por ter dado o primeiro impulso das manifestações da arquitectura gótica em Portugal. Utiliza-se aqui um estilo arquitectónico novo com reminiscências românicas visíveis, a par com a influência directa da primeira fase do gótico francês, na harmonia da proporção e na decoração de alguns capitéis, na solidez dos arcos e no tipo de cobertura.

De dimensões superiores ao habitual foi necessário destruir uma parte da encosta para a sua construção. Ocupa uma área quadrangular a partir do terceiro tramo da nave e ultrapassando o perímetro da cabeceira. 

É constituído por um piso abobadado e as arcadas são compostas por cinco arcos apontados duplos, assentes em finos colunelos geminados e com óculo superior em rosácea decorada de forma simples. Os capitéis são decorados com motivos vegetalistas, anunciando o gosto gótico emergente. 

O gótico aqui aplicado demonstra a já grande maturidade e evolução detida por quem ergueu a estrutura e muita segurança na utilização destas formas, facto que revela que os artífices que aqui trabalharam estavam familiarizados com os modelos arquitectónicos desenvolvidos e em uso em Espanha e em França.

O facto mais significativo a envolver este claustro é o documento assinado por D. Dinis “Scientiae thesaurus mirabilis” que viria a instituir em 1290, a mais antiga universidade de Portugal e uma das primeiras do mundo, que aí iria funcionar intermitentemente entre 1308 e 1537. 

A universidade conhecida na altura como “Estudo Geral”, esteve nos claustros da sé velha de Coimbra entre 1308 e 1537 assistindo a diversas mudanças entre as cidades de Lisboa e Coimbra. Aí se concentravam todas as Faculdades da Universidade, na época os estudos de Teologia, Cânones, Leis e Medicina. 

Estabeleceu-se definitivamente em Coimbra em 1537 , já não nos claustros, mas nos paços cedidos pelo rei D. João III para a sua instalação. Com a sua transferência definitiva para Coimbra passa a ocupar o Paço Real da Alcáçova, mais tarde Paço das escolas em 1537. 

Uma herança histórica, um património material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial, encontra-se despojada actualmente de quase toda a sua decoração de outrora, subsistindo inscrições nas paredes, túmulos medievais e alguns sinais das capelas outrora existentes.

TEXTO de Salomé Reis para os Portais regiaocentro.org e regiaonorte.net

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sai mais uma patuscada
Já se sabe que tudo o que tem mais graça num dicionário é popular ou regional, porque só nas regiões é que o povo solta a língua. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

A gestão da saúde em Portugal – em espera
A falência do SNS é económica e financeira, não precisa de ser moral também. Opinião de Ricardo Arroja

Pluribus é uma das séries do ano e, de muitas, só uma é de Vince Gilligan
Já há dois episódios para ver na Apple TV e urge discuti-la, bebericá-la e deleitarmo-nos na glória do criador de Breaking Bad e da actriz Rhea Seehorn.

Uma COP30 à procura de identidade - e de financiamento
Portugal aposta na adaptação climática. A “COP da Amazónia”, como lhe chamam, arranca esta segunda-feira, em Belém do Pará.

O presidente mantém-se, a agonia também: Benfica empata com o Casa Pia
É o terceiro empate do Benfica sofrido com perda de vantagem após os 90’. O réu foi Richard Ríos, que “adormeceu” e ofereceu um lance de perigo ao Casa Pia - o médio saiu assobiado pela Luz.

Montenegro diz que greve geral apenas serve interesses políticos de PCP e PS
O primeiro-ministro considera a marcação da greve “extemporânea”, uma vez que ainda não há qualquer diploma do pacote laboral aprovado em Conselho de Ministros.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade