Sem FOTO:422

Os claustros da Sé de Coimbra

Sé Velha

As obras de construção do claustro da sé velha de Coimbra têm início em 1219 no reinado de D. Afonso II, no lado sul do templo.

A sua arquitectura obedece ao estilo de transição do românico para o gótico, predominando o último.

O claustro da Sé Velha caracteriza-se por ter dado o primeiro impulso das manifestações da arquitectura gótica em Portugal. Utiliza-se aqui um estilo arquitectónico novo com reminiscências românicas visíveis, a par com a influência directa da primeira fase do gótico francês, na harmonia da proporção e na decoração de alguns capitéis, na solidez dos arcos e no tipo de cobertura.​

ARCO DE ALMEDINA

MONUMENTOS

Fazia parte da antiga muralha da cidade.
Porta da Barbacã onde se destaca escultura da oficina de João de Ruão. 
A cidade de Coimbra possuía uma cerca de muralhas, que remonta ao séc. XI, guarnecida de diversas torres de vigia sobre Os acessos A colina.
A Porta de Almedina era uma das principais entradas da cidade, franqueando o acesso ao Bairro Alto da povoação. A cintura defensiva possuía, no entanto, outras entradas: a Porta de Santa Sofia, a da Portagem, a de Belcouce, a da Genicoca, ou Arco da Traição, a Porta do Castelo, ou do Sol, e a Porta Nova.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Presidenciais: primeiro, resolvemos o empate técnico e depois escolhemos o presidente
Marco Lisi, professor e investigador da Universidade Nova de Lisboa, é o convidado deste episódio do P24.

Esquema em negócio milionário de vinhos faz centenas de lesados em Portugal
Investidores compravam vinho sem ver as garrafas e agora não conseguem reaver o dinheiro. Empresa está na mira da justiça no Reino Unido, PJ já tem queixas, gestores portugueses admitem “colapso”.

CCDR vão a votos. Como funcionam as eleições indirectas e quem se candidata
Decorrem nesta segunda-feira as segundas eleições directas para a presidências das CCDR, na qual participam perto de 11 mil autarcas. Apenas a eleição na CCDR-Norte será disputada.

Tandem, Habemus Pactum!
Em meio à tensão global, o aval europeu ao acordo UE–Mercosul surge como um raro gesto de multilateralismo, previsibilidade e diplomacia. Opinião de Elizabeth Accioly

Cartas ao director

Brasil faz história no Globo de Ouro com O Agente Secreto e Wagner Moura
O cinema brasileiro viveu uma noite histórica no Globo de Ouro 2026, com O Agente Secreto premiado como melhor filme em língua não inglesa e Wagner Moura consagrado como melhor ator em drama.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade