Sem FOTO:422

Os claustros da Sé de Coimbra

Sé Velha

As obras de construção do claustro da sé velha de Coimbra têm início em 1219 no reinado de D. Afonso II, no lado sul do templo.

A sua arquitectura obedece ao estilo de transição do românico para o gótico, predominando o último.

O claustro da Sé Velha caracteriza-se por ter dado o primeiro impulso das manifestações da arquitectura gótica em Portugal. Utiliza-se aqui um estilo arquitectónico novo com reminiscências românicas visíveis, a par com a influência directa da primeira fase do gótico francês, na harmonia da proporção e na decoração de alguns capitéis, na solidez dos arcos e no tipo de cobertura.​

ARCO DE ALMEDINA

MONUMENTOS

Fazia parte da antiga muralha da cidade.
Porta da Barbacã onde se destaca escultura da oficina de João de Ruão. 
A cidade de Coimbra possuía uma cerca de muralhas, que remonta ao séc. XI, guarnecida de diversas torres de vigia sobre Os acessos A colina.
A Porta de Almedina era uma das principais entradas da cidade, franqueando o acesso ao Bairro Alto da povoação. A cintura defensiva possuía, no entanto, outras entradas: a Porta de Santa Sofia, a da Portagem, a de Belcouce, a da Genicoca, ou Arco da Traição, a Porta do Castelo, ou do Sol, e a Porta Nova.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director

Direito de resposta: “Escola privada em Lisboa utilizou sistema de reconhecimento facial de crianças”, publicado a 13 de Março de 2026
Direito de resposta da United Lisbon International School a notícia publicada a 13 de Março de 2026 nas edições online e impressa do PÚBLICO.

O cessar-fogo dá tréguas a Trump em Washington?
A semana política nos Estados Unidos está em análise no podcast Fogo e Fúria.

Presidência Aberta: O cinto de segurança, os louros, e a amizade Seguro-Governo
Neste Soundbite analisamos a primeira Presidência Aberta do novo Presidente da República.

Donald Trump: o aberrante esplendor do super-homem
O meu espanto filosófico é semelhante, embora sem cavalo: Donald Trump é o super-homem nietzschiano em tons de laranja. Opinião de João Miguel Tavares

Habitação: estranho era se o preço descesse
Aumentar a oferta exige mais do que betão: exige visão, coerência e a coragem de atacar as causas estruturais do problema. Opinião de Carla Castro

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade