Sem FOTO:422
Os claustros da Sé de Coimbra
Sé Velha
As obras de construção do claustro da sé velha de Coimbra têm início em 1219 no reinado de D. Afonso II, no lado sul do templo.
A sua arquitectura obedece ao estilo de transição do românico para o gótico, predominando o último.
O claustro da Sé Velha caracteriza-se por ter dado o primeiro impulso das manifestações da arquitectura gótica em Portugal. Utiliza-se aqui um estilo arquitectónico novo com reminiscências românicas visíveis, a par com a influência directa da primeira fase do gótico francês, na harmonia da proporção e na decoração de alguns capitéis, na solidez dos arcos e no tipo de cobertura.
ARCO DE ALMEDINA
MONUMENTOS
Fazia parte da antiga muralha da cidade.
Porta da Barbacã onde se destaca escultura da oficina de João de Ruão.
A cidade de Coimbra possuía uma cerca de muralhas, que remonta ao séc. XI, guarnecida de diversas torres de vigia sobre Os acessos A colina.
A Porta de Almedina era uma das principais entradas da cidade, franqueando o acesso ao Bairro Alto da povoação. A cintura defensiva possuía, no entanto, outras entradas: a Porta de Santa Sofia, a da Portagem, a de Belcouce, a da Genicoca, ou Arco da Traição, a Porta do Castelo, ou do Sol, e a Porta Nova.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
O português é uma língua com nome de família A língua portuguesa se transforma, produzindo diferenças naturais entre Brasil e Portugal. Evolução dos termos “apelido” e “sobrenome” ilustra como fatores culturais moldam a vitalidade do português. Opinião de José Luís Landeira Charles Norman Shay (1924-2025), no tempo em que havia América Veterano de guerra e descendente dos penobscot, um povo originário do Nordeste do continente americano, salvou muitas vidas no sangrento desembarque dos Aliados em Omaha Beach, no Dia D. Vinte e quatro horas de greve no sector das notícias efectivamente noticiadas Na aflitiva possibilidade de não se poder noticiar o dia de greve ao longo do dia de greve por causa do dia de greve, era preciso noticiar o dia de greve no dia anterior ao dia de greve. Crónica de Rogério Casanova Gordon Parks, ele também é a América, a América é ele O IMS Paulista apresenta até Março de 2026 uma importante retrospectiva da obra de um dos maiores fotógrafos norte-americanos, testemunha privilegiada da luta pelos direitos cívicos dos negros. Se queres ser bom, morre-te Torna-se difícil não ficar revoltada com a geração que viveu a fase áurea de Clara Pinto Correia, que permitiu que caísse no esquecimento e que agora vem escrever lindíssimos textos de despedida. Crónica de Carmen Garcia Velhos e doentes, nos braços de robôs Posicionar pessoas acamadas é um trabalho duro, talvez apto para máquinas. Ainda assim, quem passou por um hospital parece lembrar-se mais das interacções humanas do que da força de quem o moveu. Crónica de João Pedro Pereira
|