Ilustração sobre a Localidade

Penela

O concelho de Penela apresenta um rico património arquitectónico. A começar pelos castelos de Germanelo e Penela, a vila romana de Rabaçal, o convento de Santo António, os pelourinhos de Penela e Podentes, as igrejas de S. Miguel e Santa Eufémia em Penela, o ordenamento e traça arquitectónica das vilas de Penela e Espinhal. Quando visitar o concelho, não deixe de ver também a Cumieira, Espinhal, Podentes e Rabaçal. 

Serra do Rabaçal

Por um lado, a paisagem circundante é a Serra de Santa Maria onde são cultivadas oliveiras, trigo e batatas. Por outro, situa-se a Serra do Rabaçal, cujos imponentes muros de pedra dividem o terreno e protegem os rebanhos, essencialmente cabras e ovelhas.

É na Serra do Rabaçal que é produzido o famoso queijo artesanal de mesmo nome. O segredo do seu sabor especial reside na alimentação do rebanho, que é composta pela antiga erva de Santa Maria, que apenas nasce na Primavera.

Gastronomia

A gastronomia de Penela é muito rica e variada. Entre os diversos produtos utilizados na gastronomia local, destacam-se o saboro Queijo do Rabaçal, o mel da serra, as nozes e os vinhos.

Festividades

Vila de Penela 
- Festa da Senhora da Nazaré 15 de Agosto 
- Feira de São Miguel (Feira das Nozes) realizada a 29 de Setembro (Feriado Municipal) 
- Festa de Santo António Convento de Santo António, no Domingo mais próximo do dia 13 de Junho 
- Festa de Santo Amaro 1º Domingo de Junho

Artesanato

Em termos de artesanato, Penela é especialmente conhecida pela cestaria, uma arte cuja tradição remonta há muitos séculos.

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

O Castelo de Penela

O Castelo de Penela começou a ser construído no século XI. Está situado no alto de uma colina, na freguesia de São Miguel, no terreiro no qual se encontra a Igreja de São Miguel. Existem sepulturas antropomórficas da Baixa Idade Média cavadas no arenito existente entre a Igreja e o castelo.

Parte integrante da antiga linha defensiva do Mondego, depois do Castelo de Montemor-o-Velho é o arcaboiço medieval mais amplo e robusto que subsistiu até os nossos dias.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Palmas para Ana Abrunhosa
A democracia é uma conquista maravilhosa e ela manda que discutamos os temas e que ouçamos a opinião de todos. Mas há situações perante as quais é verdadeiramente estúpido sermos democráticos. Opinião de Carmo Afonso

O curso de independência
Porque é que não se ensina humor e stand-up às crianças? Ajudá-las-ia a fazer das fraquezas forças, a defender-se, a ver o lado engraçado dos azares. Ajudá-las-ia a ganhar casca grossa. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Oito distritos do Norte e Centro sob aviso amarelo devido à neve
O aviso para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga vigora entre quinta e sexta-feira.

Presidente da associação de juízes diz que PGR revelou “mau perder” no caso da Madeira
Procuradoria-Geral da República contestou o entendimento do juiz Jorge Bernardes de Melo de não haver indícios de crimes dos três detidos no caso da Madeira.

MP pede condenação por “documento falsificado” de coronel que dirigia Comandos no ano do curso fatal
Coronel Dores Moreira foi acusado de falsificação de documento em co-autoria com outro oficial dos Comandos. Advogados de defesa pedem a sua absolvição.

Os europeus não se estão a sentir heróicos e é pena
Na falta desse sentimento de heroísmo, há um grupo maioritário de inquiridos que deseja que o conflito acabe com um acordo, o que, dois anos depois, mais do que pessimista, é derrotista. Editorial deSónia Sapage

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade