Ilustração sobre a Localidade

Penela

O concelho de Penela apresenta um rico património arquitectónico. A começar pelos castelos de Germanelo e Penela, a vila romana de Rabaçal, o convento de Santo António, os pelourinhos de Penela e Podentes, as igrejas de S. Miguel e Santa Eufémia em Penela, o ordenamento e traça arquitectónica das vilas de Penela e Espinhal. Quando visitar o concelho, não deixe de ver também a Cumieira, Espinhal, Podentes e Rabaçal. 

Serra do Rabaçal

Por um lado, a paisagem circundante é a Serra de Santa Maria onde são cultivadas oliveiras, trigo e batatas. Por outro, situa-se a Serra do Rabaçal, cujos imponentes muros de pedra dividem o terreno e protegem os rebanhos, essencialmente cabras e ovelhas.

É na Serra do Rabaçal que é produzido o famoso queijo artesanal de mesmo nome. O segredo do seu sabor especial reside na alimentação do rebanho, que é composta pela antiga erva de Santa Maria, que apenas nasce na Primavera.

Gastronomia

A gastronomia de Penela é muito rica e variada. Entre os diversos produtos utilizados na gastronomia local, destacam-se o saboro Queijo do Rabaçal, o mel da serra, as nozes e os vinhos.

Festividades

Vila de Penela 
- Festa da Senhora da Nazaré 15 de Agosto 
- Feira de São Miguel (Feira das Nozes) realizada a 29 de Setembro (Feriado Municipal) 
- Festa de Santo António Convento de Santo António, no Domingo mais próximo do dia 13 de Junho 
- Festa de Santo Amaro 1º Domingo de Junho

Artesanato

Em termos de artesanato, Penela é especialmente conhecida pela cestaria, uma arte cuja tradição remonta há muitos séculos.

Histó´ria

O nome Penela guarda raízes célticas. São vários os vestígios de ocupação romana e pré-romana existentes no concelho. Penela desempenhou um importante papel durante a Idade Média, em que foi palco de guerra e contribuiu para a reconquista. Para aumentar a visibilidade dos seus soldados, o Castelo de Penela foi construído no alto de uma colina. As suas fortificações funcionavam, assim, como guarda avançada de Coimbra.

Em 1137, Penela recebeu seu primeiro foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Em 1 de Junho de 1514, recebeu a Nova Carta de Foral pelas mãos de D.Manuel.

O Castelo de Penela

O Castelo de Penela começou a ser construído no século XI. Está situado no alto de uma colina, na freguesia de São Miguel, no terreiro no qual se encontra a Igreja de São Miguel. Existem sepulturas antropomórficas da Baixa Idade Média cavadas no arenito existente entre a Igreja e o castelo.

Parte integrante da antiga linha defensiva do Mondego, depois do Castelo de Montemor-o-Velho é o arcaboiço medieval mais amplo e robusto que subsistiu até os nossos dias.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

África do Sul retira 36 corpos de mina de ouro ilegal cercada pela polícia
Abastecimento de água e comida ao local esteve suspenso para tentar obrigar mineiros ilegais a sair, entregando-se às autoridades. Todos os sobreviventes resgatados foram detidos.

Extrema-direita alemã investigada por distribuir “bilhetes de deportação” a migrantes
Acção de campanha de influência nazi foi denunciada às autoridades por comunidades imigrantes da cidade de Karlsruhe.

Os otomanos chamam
Com a torre de livros caída aos meus pés ocorreu-me que ler é como conduzir uma máquina de alcatroar. Quando se lê um livro, abrem-se buracos diante dos nossos olhos. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Pete Hegseth, escolha controversa de Trump para a Defesa, colhe apoio republicano no Senado
Alegações de assédio sexual e de alcoolismo dominaram audição do ex-apresentador da Fox News no Senado, mas não evitaram um cerrar de fileiras dos republicanos em torno do nomeado para o Pentágono.

Ucranianos cada vez menos convictos de uma vitória na guerra
Sondagem do ECFR mostra que a opção por um acordo negociado com Moscovo para acabar com a guerra é defendida com cada vez mais intensidade na Ucrânia. Mas não há consenso sobre que tipo de acordo.

Os “rivais” optimistas
O optimismo dos ucranianos, e do mundo em geral, relativamente a uma eventual vitória de Kiev na guerra a que a invasão russa deu origem em Fevereiro de 2022 vem esmorecendo. Editorial deSónia Sapage

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade